PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

aldrabice

trafulhice | n. f.

Acto ou dito de trafulha (ex.: houve algumas trafulhices no processo de transição)....


patranha | n. f.

História enganosa ou falsa....


trapalhão | adj. n. m.

Que ou quem faz trapaças ou aldrabices....


tanga | n. f.

Moeda asiática de pequeno valor, usada na antiga Índia Portuguesa....


aldrúbia | n. 2 g. | n. f.

Pessoa mentirosa ou trapaceira....


batota | n. f.

Acção que não respeita as regra de um jogo; trapaça no jogo....


batotice | n. f.

Acção que não respeita as regra de um jogo; trapaça no jogo....


aldrabado | adj.

Que se aldrabou; que foi alvo de aldrabice (ex.: cliente aldrabada)....


aldrabice | n. f.

Acção, história ou plano para enganar....


barrete | n. m.

Engano ou aldrabice....



Dúvidas linguísticas



Ouve-se em certos telejornais expressões como a cujo ou em cujo; contudo gostaria de saber se gramaticalmente a palavra cujo pode ser antecedida de preposição.
O uso do pronome relativo cujo, equivalente à expressão do qual, pode ser antecedido de preposição em contextos que o justifiquem, nomeadamente quando a regência de alguma palavra ou locução a tal obrigue. Nas frases abaixo podemos verificar que o pronome está correctamente empregue antecedido de várias preposições (e não apenas a ou em) seleccionadas por determinadas palavras (nos exemplos de 1 e 2) ou na construção de adjuntos adverbiais (nos exemplos de 3 e 4):

1) O aluno faltou a alguns exames. O aluno reprovou nas disciplinas a cujo exame faltou. (=O aluno reprovou nas disciplinas ao exame das quais faltou);
2) Não haverá recurso da decisão. Os casos serão julgados pelo tribunal, de cuja decisão não haverá recurso. (=Os casos serão julgados pelo tribunal, dadecisão do qual não haverá recurso);
4) Houve danos em algumas casas. Os moradores em cujas casas houve danos foram indemnizados. (=Os moradores nas casas dos quais houve danos foram indemnizados);
5) Exige-se grande responsabilidade para o exercício desta profissão. Esta é uma profissão para cujo exercício se exige grande responsabilidade. (=Esta é uma profissão para o exercício da qual se exige grande responsabilidade).




Gostaria de saber se existe hífen nas seguintes palavras: área-meio, procuradoria-geral, coordenação-geral, coordenador-geral, procurador-geral-adjunto?
À excepção de procuradoria-geral, nenhuma das outras palavras que menciona tem registo nos dicionários de língua portuguesa por nós consultados. No entanto, o adjectivo geral liga-se com frequência por hífen ao substantivo quando este designa cargo ou organismo. A formação de palavras pela hifenização de dois substantivos, como é o caso de área-meio, também é frequente. Neste caso, o substantivo meio funciona como determinante do substantivo área.

Ver todas