PT
BR
Pesquisar
Definições



GRAU

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
graugrau


nome masculino

1. Cada uma das partes iguais em que se divide uma escala.

2. [Geometria] [Geometria] Cada uma das 360 partes iguais em que se divide a circunferência (símbolo: °).

3. [Geografia] [Geografia] Espaço entre dois paralelos ou dois meridianos.

4. Categoria, escalão ou nível (ex.: graus de ensino).

5. Altura, ponto ou posição num determinado sistema.

6. Título universitário (ex.: grau de doutor; grau de licenciado; grau de mestre).

7. Intensidade; força.

8. Distância de uma geração ao tronco comum do parentesco (ex.: parente ou afim no primeiro grau na linha recta; primos em terceiro grau).

9. [Aritmética] [Aritmética] Expoente.

10. [Álgebra] [Álgebra] Soma dos expoentes das incógnitas, no termo em que essa soma é maior.

11. [Gramática] [Gramática] Categoria de variação de adjectivos e advérbios que exprime uma gradação ou uma comparação (ex.: grau comparativo de superioridade; grau superlativo absoluto sintético; grau superlativo relativo de inferioridade).

12. [Gramática] [Gramática] Categoria de variação de nomes que exprime uma gradação de tamanho (ex.: grau aumentativo; grau diminutivo; grau normal).


de grau em grau

Gradualmente.

grau Celsius

[Física] [Física]  Unidade de medida de temperatura que corresponde à centésima parte do intervalo entre a temperatura de fusão do gelo e a temperatura de ebulição da água, sob pressão de uma atmosfera (símbolo: °C).

grau centesimal

[Física] [Física]  O mesmo que grau Celsius.

grau centígrado

[Física] [Física]  O mesmo que grau Celsius.

grau comparativo

[Gramática] [Gramática]  Grau do adjectivo ou do advérbio que exprime uma comparação de igualdade. = COMPARATIVO

grau de comparação

As diversas formas dos adjectivos e advérbios, em relação à sua significação.

grau proibido

Grau de parentesco em que a lei não permite o casamento.

por graus

O mesmo que de grau em grau.

etimologiaOrigem etimológica:latim gradus, -us, passo, marcha.

vistoPlural: graus.
iconPlural: graus.
iconeConfrontar: grão.
GRAUGRAU

Auxiliares de tradução

Traduzir "GRAU" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Deparei-me com um problema linguístico ao qual não sei dar resposta. Como se deve escrever: semi sombra, semisombra, semi-sombra ou semissombra?
A grafia correcta é semi-sombra, se estiver a utilizar a ortografia segundo o Acordo Ortográfico de 1945, isto é, anterior ao Acordo Ortográfico de 1990. Segundo o Acordo de 1945, na base XXIX, e segundo o Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves, o prefixo semi- só se escreve com hífen quando a palavra que se lhe segue começa por h (ex.: semi-homem), i (ex.: semi-inconsciente), r (ex.: semi-racional) ou s (ex.: semi-selvagem). Já o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras, acrescenta que este prefixo é grafado com hífen sempre que a palavra que se lhe segue começa por qualquer vogal. Daí a divergência na escrita entre a norma portuguesa (ex.: semiaberto, semiesfera, semioficial, semiuncial) e a norma brasileira (ex.: semi-aberto, semi-esfera, semi-oficial, semi-uncial).

Se, porém, estiver a utilizar a grafia segundo o Acordo Ortográfico de 1990, a grafia correcta é semissombra. Segundo este acordo, na sua Base XVI, não se emprega o hífen "nas formações em que o prefixo ou falso prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por r ou s, devendo estas consoantes duplicar-se" (ex.: semirracional, semissegredo). Ainda segundo esta mesma base, deixa de haver divergência entre a norma portuguesa e a brasileira, pois apenas deverá ser usado o hífen quando a palavra seguinte começa por h (ex.: semi-histórico) ou pela mesma vogal em que termina o prefixo (ex.: semi-internato) e não quando se trata de vogal diferente (ex.: semiautomático).




À custa ou às custas?
Ambas as locuções prepositivas à custa de e às custas de são possíveis e sinónimas (ex.: Ele vive à(s) custa(s) dos pais; Subiu na vida à(s) custa(s) de muito esforço), encontrando-se atestadas em dicionários recentes de língua portuguesa, como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Lisboa: Academia das Ciências de Lisboa / Editorial Verbo, 2001) ou o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (edição brasileira da Editora Objetiva, 2001; edição portuguesa do Círculo de Leitores, 2002).