Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

Base

basebase | n. f. | adj. 2 g. 2 núm.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ba·se ba·se


(latim basis, -is)
nome feminino

1. Superfície inferior de um corpo, que geralmente serve de apoio.

2. O que serve de apoio, de princípio ou fundamento.

3. [Arquitectura]   [Arquitetura]   [Arquitetura]  Corpo sólido de forma ordinariamente quadrada, com base e cornija, que sustenta uma coluna, estátua, etc. = PEDESTAL

4. [Construção]   [Construção]  Parte de uma construção que se firma imediatamente no solo.

5. [Figurado]   [Figurado]  Princípio, origem.

6. Fundamento.

7. [Cosmetologia]   [Cosmetologia]  Produto cremoso ou líquido que se aplica sobre a pele para uniformizar a cor ou esconder imperfeições (ex.: aplique a base no rosto e no pescoço).

8. [Geometria]   [Geometria]  Linha que sustenta as outras linhas da figura.

9. [Desporto]   [Esporte]  Cada uma das quatro posições que formam a parte quadrangular do campo de beisebol.

10. [Desporto]   [Esporte]  No basquetebol, posição do jogador responsável pela distribuição da bola e organização do ataque.

11. [Matemática]   [Matemática]  Número invariável com que se define um sistema de numeração.

12. [Música]   [Música]  Nota fundamental, tónica.

13. [Química]   [Química]  Parte que, unida a um ácido, forma o sal.

14. [Topografia]   [Topografia]  Linha recta medida com rigor, a que se referem todas as outras no levantamento topográfico ou na triangulação.

adjectivo de dois géneros e de dois números
adjetivo de dois géneros e de dois números

15. Que serve de referência ou de ponto de partida (ex.: valor base). [Como adjectivo, pode ser ligado por hífen ao nome que qualifica (ex.: salário-base).]


base de copo
Suporte para colocar debaixo de copos ou garrafas, geralmente para proteger a superfície onde são colocados ou para quantificar o número de bebidas consumidas.

base de dados
Conjunto de dados organizados e relacionados, capaz de ser processado por um sistema informático. = BANCO DE DADOS

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "Base" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...contribuinte que entregou a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2022 (ano- base 2021) poderá acertar as contas com o Leão..

Em Caderno B

seis milhões de Euros, para uma configuração base e um número de unidades elevado, até mais de 25 milhões para uma aeronave...

Em Ver

Lance! O clube está em processo de expansão de da área de scouting. A Argentina passará a ser avaliada ainda mais de perto pelo Botafogo. De acordo com o “Lance!” nesta quinta-feira (22), o clube vai criar uma rede de observação no país para ter mais informações sobre possíveis alvos e reforços. Atualmente, o Botafogo …

Em Caderno B

Com base nas previsões de crescimento da economia, de inflação e do comportamento

Em Caderno B

Com base nas previsões de crescimento da economia, de inflação e do comportamento

Em Caderno B
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostava de saber se está correcta a repetição da preposição pelo na formulação a seguir: No quadro do seu périplo pelo Ruanda, pelo Burundi, pela RD Congo e pela Tanzânia, o fulano vai encontrar-se com o sicrano.
Não há nenhuma incorrecção na repetição da contracção pelo/pela na frase que refere. Pelo contrário, alguns gramáticos recomendam inclusivamente que, numa enumeração de substantivos, se for utilizado o artigo definido antes do primeiro, devem ser utilizados artigos definidos antes dos restantes substantivos (cf. CUNHA e CINTRA, Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa: João Sá da Costa, 14ª ed., 1998, p.235). Isto aplica-se nesta frase, pois pelo/pela são contracções da preposição por com os artigos definidos o/a.



A utilização de aspas dentro de aspas é correta, como quando, por exemplo, se realça uma palavra dentro de uma citação, ou se cita algo dentro de outra citação? Exemplo: "Nos casos do art. 41 há referência aos "casos expressos em lei" (palavras realçadas). Um deles está bem perto, que é o do art. 42, § 1.º" (fim de citação). Outras dúvidas relacionadas: O que fazer quando a palavra realçada for a última da citação, fazendo com que as aspas de uma e outra coincidam? Utilizam-se uma ou duas aspas no final da frase? Exemplo: "Nos casos do art. 41 há referência aos "casos expressos em lei". ou "Nos casos do art. 41 há referência aos "casos expressos em lei"". As aspas vêm antes ou depois do ponto final numa citação? Exemplo: "Eu adoro chocolate". ou "Eu adoro chocolate."
Nos exemplos citados, as aspas estão a ser usadas para identificar uma citação e para destacar uma parte do texto. Estes são dois usos possíveis para as aspas, mas o seu emprego simultâneo pode gerar confusão no leitor, que poderá considerar que se trata de uma citação dentro de uma citação. Por este motivo, para tornar mais claro um destaque dentro de uma citação, será aconselhável recorrer a outra maneira de dar destaque gráfico, como o itálico (ex.: "Nos casos do art. 41 há referência aos casos expressos em lei"), o sublinhado (ex.: "Nos casos do art. 41 há referência aos casos expressos em lei"), o negro (ex.: "Nos casos do art. 41 há referência aos casos expressos em lei") ou a combinação de dois ou mais destes destaques gráficos (ex.: "Nos casos do art. 41 há referência aos casos expressos em lei").

Não é, no entanto, incorrecta a utilização de aspas dentro de aspas, devendo haver o cuidado de fechar cada um dos conjuntos de aspas, mesmo que isso origine sinais repetidos (ex.: "Nos casos do art. 41 há referência aos "casos expressos em lei""); nestes casos, poderá optar pelo uso de aspas diferentes (ex.: "Nos casos do art. 41 há referência aos «casos expressos em lei»").


pub

Palavra do dia

me·lo·fi·li·a me·lo·fi·li·a


(melo- + -filia)
nome feminino

Gosto pela música. = MELOMANIA, MUSICOFILIA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/Base [consultado em 01-10-2022]