Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

basculho

basculhobasculho | n. m.
1ª pess. sing. pres. ind. de basculharbasculhar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

bas·cu·lho bas·cu·lho


(derivação regressiva de basculhar)
nome masculino

1. Vassoura, geralmente de cabo muito comprido, para limpar fornos, tectos ou paredes altas. = VASCULHADOR

2. Lixo resultante da limpeza de fornos, tectos ou paredes.

3. [Pejorativo]   [Pejorativo]  Pessoa que se ocupa em trabalhos muito ordinários.

4. [Pejorativo]   [Pejorativo]  Pessoa muito suja.


SinónimoSinônimo Geral: VASCULHO


bas·cu·lhar bas·cu·lhar

- ConjugarConjugar

verbo transitivo

O mesmo que vasculhar.

pub

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Daniel Silveira encarna à perfeição a palavra " basculho ", que, aqui no Sudeste, aprendemos esta semana como Gil do BBB

Em www.tonygoes.com.br

Janino em O Basculho de Chaminé (Portugal), este no Teatro Nacional de São Carlos..

Em Lisboa-Ideal

basculho (mulher pouco digna

Em cantinhodacasa

Estas são as que uso normalmente (com algumas correcções) basculho (pessoa porca) cabaneira (preguiçosa) serigaita (rapariga fraquinha) trambolho (mal jeitosa) azeiteiro ( armante) borra-botas...

Em Andorinha des-norteada

...Festival de Ópera de Ribeirão Preto começa na próxima quarta-feira A ópera “ O Basculho de Chaminé ”, de Marcos Portugal, abre a programação do 2º Festival de Ópera...

Em DE ÓPERA E CONCERTOS
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Estou estudando verbos, mas aprendi que existem 3 modos verbais; aqui neste site, vi que tem mais que três. Ainda não conhecia o que está aqui neste site. Por favor, gostaria que me explicasse. O que eu conheço são os modos no indicativo, subjuntivo e o imperativo.
Tal como é afirmado na Gramática Priberam, no capítulo sobre os Modos dos Verbos, são geralmente considerados pelos gramáticos três modos verbais: o indicativo (ex.: ele foi a São Paulo), o conjuntivo ou subjuntivo (ex.: talvez haja boas notícias) e o imperativo (ex.: come a sopa!). Há, no entanto, autores que referem que o condicional ou futuro do pretérito, o futuro do indicativo e o infinitivo podem também eles apresentar valores modais em certos contextos.

A divisão patente na conjugação dos verbos do Dicionário Priberam e no conjugador do FLiP apresenta uma categorização mista entre modos, tempos e formas nominais do verbo. Iremos, no entanto, repensar esta categorização para que os nossos usuários não sejam induzidos em erro.




A entrada de "vir", no sentido de "atingir o orgasmo", está classificada como verbo pronominal. Não será reflexo?
O Dicionário Priberam, como a maioria dos dicionários com subclassificação dos verbos, utiliza a classificação “verbo pronominal” para classificar:

1) a voz pronominal reflexa em casos de verbos transitivos em que a acção é realizada e sofrida pelo sujeito e o pronome pessoal corresponde a um complemento directo ou a um complemento indirecto (ex.: ele lavou-se).

2) a voz pronominal reflexa recíproca em casos de verbos transitivos que exprimem uma acção mútua por parte de um sujeito plural, complexo ou colectivo e em que o pronome pessoal corresponde a um complemento directo (ex.: eles agrediram-se).

3) verbos que contêm um pronome pessoal (chamado inerente) que não tem valor reflexo, recíproco, impessoal ou passivo, nem qualquer função sintáctica, mas que corresponde a uma propriedade lexical do próprio verbo; a acção é da responsabilidade do sujeito, mas não recai sobre si próprio (ex.: ele riu-se).

O verbo vir, na acepção “atingir o orgasmo”, parece enquadrar-se no grupo 3), razão pela qual, na nossa opinião, não deve classificar-se como reflexo mas sim como pronominal.

pub

Palavra do dia

war·fa·ri·na war·fa·ri·na


(inglês warfarin, de W[isconsin] A[lumni] R[esearch] F[oundation], sociónimo + [cum]arin, cumarina)
nome feminino

[Química]   [Química]  Substância (C19H16O4) usada como anticoagulante na prevenção de tromboses e na composição de raticidas. = VARFARINA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/basculho [consultado em 24-09-2021]