Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

base

basebase | n. f. | adj. 2 g. 2 núm.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ba·se ba·se


(latim basis, -is)
nome feminino

1. Superfície inferior de um corpo, que geralmente serve de apoio.

2. O que serve de apoio, de princípio ou fundamento.

3. [Arquitectura]   [Arquitetura]   [Arquitetura]  Corpo sólido de forma ordinariamente quadrada, com base e cornija, que sustenta uma coluna, estátua, etc. = PEDESTAL

4. [Construção]   [Construção]  Parte de uma construção que se firma imediatamente no solo.

5. [Figurado]   [Figurado]  Princípio, origem.

6. Fundamento.

7. [Cosmetologia]   [Cosmetologia]  Produto cremoso ou líquido que se aplica sobre a pele para uniformizar a cor ou esconder imperfeições (ex.: aplique a base no rosto e no pescoço).

8. [Geometria]   [Geometria]  Linha que sustenta as outras linhas da figura.

9. [Desporto]   [Esporte]  Cada uma das quatro posições que formam a parte quadrangular do campo de beisebol.

10. [Desporto]   [Esporte]  No basquetebol, posição do jogador responsável pela distribuição da bola e organização do ataque.

11. [Matemática]   [Matemática]  Número invariável com que se define um sistema de numeração.

12. [Música]   [Música]  Nota fundamental, tónica.

13. [Química]   [Química]  Parte que, unida a um ácido, forma o sal.

14. [Topografia]   [Topografia]  Linha recta medida com rigor, a que se referem todas as outras no levantamento topográfico ou na triangulação.

adjectivo de dois géneros e de dois números
adjetivo de dois géneros e de dois números

15. Que serve de referência ou de ponto de partida (ex.: valor base). [Como adjectivo, pode ser ligado por hífen ao nome que qualifica (ex.: salário-base).]


base de copo
Suporte para colocar debaixo de copos ou garrafas, geralmente para proteger a superfície onde são colocados ou para quantificar o número de bebidas consumidas.

base de dados
Conjunto de dados organizados e relacionados, capaz de ser processado por um sistema informático. = BANCO DE DADOS

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "base" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...contribuinte que entregou a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2022 (ano- base 2021) poderá acertar as contas com o Leão..

Em Caderno B

seis milhões de Euros, para uma configuração base e um número de unidades elevado, até mais de 25 milhões para uma aeronave...

Em Ver

Lance! O clube está em processo de expansão de da área de scouting. A Argentina passará a ser avaliada ainda mais de perto pelo Botafogo. De acordo com o “Lance!” nesta quinta-feira (22), o clube vai criar uma rede de observação no país para ter mais informações sobre possíveis alvos e reforços. Atualmente, o Botafogo …

Em Caderno B

Com base nas previsões de crescimento da economia, de inflação e do comportamento

Em Caderno B

Com base nas previsões de crescimento da economia, de inflação e do comportamento

Em Caderno B
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostava de saber se está correcta a repetição da preposição pelo na formulação a seguir: No quadro do seu périplo pelo Ruanda, pelo Burundi, pela RD Congo e pela Tanzânia, o fulano vai encontrar-se com o sicrano.
Não há nenhuma incorrecção na repetição da contracção pelo/pela na frase que refere. Pelo contrário, alguns gramáticos recomendam inclusivamente que, numa enumeração de substantivos, se for utilizado o artigo definido antes do primeiro, devem ser utilizados artigos definidos antes dos restantes substantivos (cf. CUNHA e CINTRA, Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa: João Sá da Costa, 14ª ed., 1998, p.235). Isto aplica-se nesta frase, pois pelo/pela são contracções da preposição por com os artigos definidos o/a.



O termo pisoteio é geralmente utilizado em textos relacionados com a apascentação de gado, mas também em textos que estão relacionados com o efeito de caminhar repetidamente sobre uma determinada área. Não encontro esta palavra em qualquer dicionário e gostaria de saber a vossa opinião sobre a existência desta palavra na Língua Portuguesa.
Apesar de não se encontrar registado no Dicionário de Língua Portuguesa On-Line, o substantivo pisoteio pode ser encontrado noutros dicionários de português, como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa, com os significados (i) “acto ou efeito de pisotear ou pisar” e (ii) “local pisoteado pelos animais”. Contrariamente ao que indica este dicionário, os termos pisoteio e pisotear (ex.: o pisoteio constante das dunas pode levar à sua destruição; os grupos de caminhantes pisoteavam regularmente os caminhos, hoje cobertos de mato) não são exclusivos do português do Brasil, como revelam pesquisas em corpora e em motores de busca da Internet.
pub

Palavra do dia

me·lo·fi·li·a me·lo·fi·li·a


(melo- + -filia)
nome feminino

Gosto pela música. = MELOMANIA, MUSICOFILIA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/base [consultado em 01-10-2022]