Significado de abduz-no-los

    A forma abduz-no-lospode ser [segunda pessoa singular do imperativo de abduzirabduzir] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de abduzirabduzir].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    abduzirabduzir
    ( ab·du·zir

    ab·du·zir

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Exercer abdução em.

    2. Apartar, separar; arrebatar.

    etimologiaOrigem:latim abduco, -ere, levar, afastar, desviar, tirar, roubar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    abdução | n. f.

    Ato ou efeito de abduzir, afastar....


    abduzir | v. tr.

    Exercer abdução em....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "abduz-no-los" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber qual ou quais destas frases é que estão correctas a nível da colocação das vírgulas: A - O João prometeu que saía connosco e quando chegou o dia cumpriu o prometido. B - O João prometeu que saía connosco e , quando chegou o dia combinado cumpriu a promessa. C - O João prometeu que saía connosco e, quando chegou o dia combinado, cumpriu a promessa.


      Sou de Recife e recentemente tive uma dúvida muito forte ao pensar sobre uma palavra: xexeiro, checheiro ou seixeiro (não sei na verdade como se escreve e se tem, realmente, uma forma correta). Essa palavra é usada para dizer quando uma pessoa é "caloteiro", mau pagador. Em Recife é comum ouvir isso das pessoas: fulano é um "xexeiro". Gostaria de saber de onde surgiu esse termo. Fiquei pensando o seguinte: seixo é uma pedra dura e lisa e quando uma pessoa está com pouco dinheiro dizem que ela está "lisa" ou "dura". Então na verdade o certo seria seixeiro. Essa é a minha dúvida.