Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

-geno

-geno-geno | elem. de comp.
geno-geno- | elem. de comp.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

-geno -geno


(grego génos, -ous, raça, família)
elemento de composição

Exprime a noção de nascimento, origem (ex.: cancerígeno).


geno- geno-


(grego génos, -ous, raça, família)
elemento de composição

Exprime a noção de nascimento, origem, gene (ex.: genótipo).

pub

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Maria Regina Silva e Renata Pedini Etadão O Itaú Unibanco passou a prever uma retração do Produto Interno Bruto (PIB) em 2022, em meio a um cenário de taxa de juros mais elevada. Em relatório divulgado nesta segunda-feira, 25, o banco informou que alterou sua projeção para o PIB de alta de 0,5% queda de 0,5% no ano que

Em Caderno B

Superman or Green Lantern ain't got a-nothin' on me I can make like a turtle and dive for your pearls in the sea, yeah A you-you-you can just sit there a-thinking on your velvet throne 'Bout all the rainbows a-you can a-have for your own When you've made your mind up forever to be mine I'll pick up your hand and slowly

Em blog0news

Eduarda Ribas, e seu marido Do marido escrevi e sou colecionador de suas pinturas. Quem tiver um olhar apurado e quiser apostar num artista jovem pintor, deve me seguir. Colecione o Fabiano Carriero e não se arrependerá. Mas hoje quero falar de uma jovem "habilidosa cozinheira" e fotógrafa de mão cheia. A foto acima

Em VARAL de IDÉIAS

Café produzido em Purilândia é campeão no Rio Coffee Nation Edição 2021. O Café Iranita levou o troféu de melhor café torrado para expresso. Fonte: PMP O Blog "O VAGALUME" agradece a sua participação.

Em O VAGALUME

Conforme o Boletim Epidemiológico desta segunda-feira, 25, o Município de Itacurubi possui 12 moradores com diagnóstico positivo para Coronavírus e 31 em isolamento domiciliar com sintomas suspeitos. Não ninguém hospitalizado.

Em www.rafaelnemitz.com
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.




Tenho uma dúvida persistente sobre a pronúncia de algumas palavras que mudam a pronúncia do /ô/ por /ó/, como em ovo e ovos quando no plural. Existe alguma regra que me ajudaria nisto, haja visto que procurei em alguns dicionários e não encontrei referência alguma? Minhas maiores dúvidas são com respeito ao plural das palavras rosto, gostoso e aborto.

A letra o destacada em rosto(s) e em aborto(s) pronuncia-se [o] (no alfabeto fonético, o símbolo [o] lê-se ô), vogal posterior semifechada, como a letra o da primeira sílaba de boda(s). Nestes casos, e contrariamente ao caso de ovo/ovos, não existe alternância vocálica entre o singular e o plural (a este respeito, veja-se a resposta plural com alteração do timbre da vogal tónica).

No caso de gostoso, há uma ligeira diferença entre a norma portuguesa e a norma brasileira: em Portugal a primeira sílaba pronuncia-se g[u]s- e no Brasil pronuncia-se g[o]s- (lê-se ô), quer no singular quer no plural. Por outro lado, e tanto no português europeu como no brasileiro, as palavras formadas com o sufixo -oso [ozu] (lê-se ô) alteram no plural para -osos [ɔzuʃ] (lê-se ó): assim, em Portugal pronuncia-se gostoso [guʃ'tozu] no singular e gostosos [guʃ'tɔzuʃ] no plural; no Brasil lê-se gostoso [gos'tozu] no singular e gostosos [gos'tɔzus] no plural.

Existem dicionários, como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Lisboa: Academia das Ciências de Lisboa/Verbo, 2001) ou o Grande Dicionário – Língua Portuguesa (Porto: Porto Editora, 2004), que possuem transcrição fonética, geralmente de acordo com a norma de Lisboa e do Centro, de quase todas as palavras a que dão entrada (no caso do Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências também são transcritos plurais com alternância vocálica ou com outras irregularidades fonéticas), pelo que poderão constituir um instrumento de apoio para a resolução de dúvidas como esta.


pub

Palavra do dia

e·ril e·ril


(latim aereus, -a, -um, de cobre ou bronze + -il)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. Que é feito ou coberto de cobre, bronze ou latão.

2. Da cor do bronze. = BRÔNZEO


SinónimoSinônimo Geral: ÉREO

Confrontar: heril.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/-geno [consultado em 27-10-2021]