Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
vitelavitela | s. f.
fem. sing. de vitelovitelo
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

vi·te·la |é| vi·te·la |é|
nome feminino

1. Novilha até à idade de um ano.

2. Carne desse animal, usada na alimentação.

3. Pele de vitela curtida, com superfície lisa e brilhante, empregada no fabrico do calçado e na encadernação desde a Alta Antiguidade, de cor castanha, clara ou escura. (No século XVIII, utilizou-se também vitela armoriada, granitada, escamada ou pórfiro; a partir do romantismo, tingiu-se, por vezes, de cores vivas.)

4. Tipo de papel assim designado pela sua semelhança com a pele usada nos códices.


vi·te·lo |é| vi·te·lo |é|
(latim vitellus, -i, cria da vaca, gema do ovo)
nome masculino

1. Novilho que tem menos de um ano. = BEZERRO

2. [Embriologia]   [Embriologia]  Conjunto das substâncias que constituem o ovo, com excepção do núcleo e da membrana vitelina.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "vitela" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Questiona-se muito, nos dias de hoje, a existência ou não, na língua portuguesa, da locução Na medida em que. Afinal é uma expressão que existe ou não?
A locução na medida em que vem registada em dicionários de língua que habitualmente registam locuções nos seus verbetes (por exemplo, no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciência/Verbo, 2001 e no Dicionário Houaiss, do Círculo de Leitores, 2002). Não há qualquer razão linguística para não usar a referida locução, a não ser a sensibilidade e a capacidade de opção do utilizador da língua.



Situemo-nos na área da arquitectura ou da engenharia civil. Imaginemos que falamos de uma tela retesada. Sob tensão. Será erro clamoroso (claro que, clamoroso ou não, pouco importa. Sendo erro...) Mas dizia eu: será erro nesse caso dizer e escrever "tela tensionada"?
Como poderá verificar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, o verbo tensionar (homófono de tencionar), formado a partir da aposição do sufixo -ar à forma latina tensio, -onis (tensão), tem o significado “deixar ou ficar sob tensão”.

É possível usar este verbo com qualquer material passível de extensão ou tensão (ex.: o fio tensionou-se mas não partiu; a altura do salto é controlada pelo monitor, tensionando o cabo), como revelam pesquisas em corpora e em motores de pesquisa da Internet.

O Dicionário Priberam regista também o adjectivo tensionado, particípio de tensionar, com o significado “que está sob tensão; que se tensionou”, pelo que a expressão tela tensionada está correcta.

pub

Palavra do dia

qui·es·cen·te qui·es·cen·te
(latim quiescens, -entis, particípio presente de quiesco, -ere, repousar, descansar; estar calmo)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

Que descansa; que está em sossego. = QUIETO, TRANQUILO

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/vitela [consultado em 23-09-2020]