PT
BR
Pesquisar
Definições



vitaminariam

A forma vitaminariamé [terceira pessoa plural do condicional de vitaminarvitaminar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
vitaminarvitaminar
( vi·ta·mi·nar

vi·ta·mi·nar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Fornecer vitaminas a (ex.: a nutricionista aconselhou o atleta a vitaminar a dieta).DESVITAMINAR

2. Misturar vitaminas em.

3. [Figurado] [Figurado] Fomentar o desempenho, o rendimento (ex.: a expansão do mercado vitaminou os lucros da empresa). = POTENCIAR

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: VITAMINIZAR

etimologiaOrigem etimológica:vitamina + -ar.
vitaminariamvitaminariam


Dúvidas linguísticas



Com o novo acordo ortográfico, como fica o verbo "prover" na terceira pessoa do plural no presente do indicativo? "proveem" (assim como ver -> veem) ou "provêem"?
Segundo o ponto 7.º da base IX do Acordo Ortográfico de 1990, as formas verbais terminadas em -êem deixam de ser acentuadas. É o caso da terceira pessoa do plural do presente do indicativo do verbo ver, que perde o acento circunflexo (vêem -> veem), dos verbos que se conjugam pelo mesmo paradigma (como antever, circunver, desprover, entrever, prever, prover, rever) e também dos verbos crer, ler e seus derivados (crêem -> creem, treslêem -> tresleem). Esta alteração aplica-se também à terceira pessoa do plural do presente do conjuntivo do verbo dar (dêem -> deem) e aos seus derivados (como antedar, desdar, redar, satisdar).

O conjugador online do FLiP pode ser uma ajuda a considerar nestes casos de dúvida. Funciona para português europeu e para português do Brasil, em ambos os casos com e sem o novo Acordo Ortográfico.




Existe na língua portuguesa "dativo de interesse" tal como existe em castelhano?
Em português, o pronome de interesse é de uso bastante frequente, sobretudo num nível de linguagem mais coloquial. Em frases como come-me a sopa ou tu não me sejas bisbilhoteiro, o dativo de interesse, ou dativo ético, tem função meramente expressiva ou enfática. Este tipo de construção indica que a pessoa que fala está claramente interessada na exortação que faz ou na realização do seu desejo ou da sua vontade.