Significado de vidrarem-no-lo

    A forma vidrarem-no-lopode ser [terceira pessoa plural do futuro do conjuntivo de vidrarvidrar] ou [terceira pessoa plural infinitivo flexionado de vidrarvidrar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    vidrarvidrar
    ( vi·drar

    vi·drar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Cobrir ou revestir de substância vitrificável. = VITRIFICAR

    2. Cobrir ou revestir com vidro.

    verbo transitivo, intransitivo e pronominal

    3. [Figurado] [Figurado] Tornar(-se) baço; fazer perder ou perder o brilho. = EMBACIAR

    verbo transitivo e intransitivo

    4. [Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Ficar encantado, apaixonado ou muito interessado. = FISSURAR, GAMAR

    etimologiaOrigem:vidro + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "vidrarem-no-lo" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    floretado | adj.

    Diz-se do vidro que tem quaisquer relevos que lhe impedem a transparência....


    hialo- | elem. de comp.

    Exprime a noção de vidro ou espelho (ex.: hialografia)....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "vidrarem-no-lo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      A expressão "para inglês ver", utilizada no Brasil, tem o sentido de algo que é feito apenas para atender uma formalidade, sem funcionar na prática, ou significa algo que tem ares de perfeição, de excelência na sua qualidade?


      Estou com algumas dúvidas em relação à Língua Portuguesa:
      1) É correto utilizar nos textos o sinal de pontuação ?! ou ?! ? Já vi em alguns textos, mas não sei se é correta essa utilização. Costumo às vezes utilizar, mas até hoje não sei se é correto ou não.
      2) Não entendo muito bem a utilização do travessão em alguns casos. Exemplo (temos um diálogo que vem seguido da fala do narrador, e em seguida o personagem retoma a fala como no exemplo abaixo): - José venha aqui. - falou Pedro (finaliza a fala do personagem) -Vou te prender. (E este travessão?) O que vocês podem me informar sobre essa utilização de pontuação? (Travessão). Li a respeito que o segundo travessão apresentado estaria finalizando a fala do personagem, mas ao mesmo tempo como assim finalizando, se logo em seguida existe outro travessão? Não consigo compreender.