Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
traquitanatraquitana | s. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

tra·qui·ta·na tra·qui·ta·na
(origem obscura)
nome feminino

1. Carruagem de quatro rodas, para duas pessoas, com cortinas de couro por diante (ex.: rodou a traquitana e saiu do terreiro aos solavancos).

2. [Informal]   [Informal]  Carro desconjuntado e reles (ex.: o pneu da traquitana furou). = CALHAMBEQUE, CARANGUEJOLA, CARRIPANA

3. [Informal]   [Informal]  Coisa de pouco valor (ex.: a loja vende todo o tipo de traquitanas). = BAGATELA, BUGIGANGA


SinónimoSinônimo Geral: TRANQUITANA

pub

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Qual a pronunciação correcta da palavra "grou", a ave pernalta?
O grupo ou, que contém duas vogais gráficas, corresponde foneticamente a uma vogal oral (e não a um ditongo) com o som [o], como em ouro, amou ou na conjunção ou (é também o mesmo som que está em todo ou em avô), excepto em algumas ocorrências dialectais, em que corresponde a um ditongo [ow].

Assim, a pronúncia da palavra grou deverá ser [gro], como se a grafia fosse grô.




Apesar de ter lido as várias respostas sobre o assunto, ainda me restam duas dúvidas quanto ao hífen: carbo-hidrato ou carboidrato? Uma vez que contra-ataque tem hífen, o correto é escrever contra-indicação em vez de contraindicação?
A aposição prefixal de elementos de composição de palavras começadas por h suscita geralmente dúvidas, devido ao facto de as regras para a manutenção ou elisão do h não serem coerentes nem inequívocas.

Se com alguns elementos de formação o h se mantém (sempre antecedido de hífen, como em anti-higiénico, co-herdeiro ou sobre-humano), com outros, como é o caso de carbo-, a remoção do h é permitida. Sendo assim, e seguindo os critérios da tradição lexicográfica, deverá grafar-se carboidrato e não carbo-hidrato.

Segundo o Acordo Ortográfico de 1945, o elemento de composição contra- apenas se hifeniza quando precede elemento começado por vogal, h, r ou s (ex.: contra-argumento, contra-indicação, contra-harmónico, contra-reforma, contra-senha).

Com a aplicação do novo Acordo Ortográfico de 1990 (ver base II e base XVI), o elemento de composição contra- apenas se hifeniza quando precede elemento começado por h ou por a, a mesma vogal em que termina (ex.: contra-harmónico, contra-argumento), aglutinando-se nos restantes casos, havendo duplicação da consoante quando o elemento seguinte começa por r ou s (ex.: contraindicação, contrarreforma, contrassenha).

pub

Palavra do dia

a·cí·cu·la a·cí·cu·la
(latim acicula, -ae, diminutivo de acus, -us, agulha)
nome feminino

1. [História]   [História]  Espécie de prego ou gancho com que as damas romanas seguravam o cabelo.

2. [Botânica]   [Botânica]  Saliência pontiaguda. = ACÚLEO, ESPINHO

3. [Zoologia]   [Zoologia]  Cerda ou estrutura aguçada no corpo de certos animais.

4. [Zoologia]   [Zoologia]  Designação dada a várias espécies de minúsculos moluscos gastrópodes terrestres do género Acicula.

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/traquitana [consultado em 19-01-2021]