Significado de tarasse-se-vos

    A forma tarasse-se-vospode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do conjuntivo de tarartarar] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do conjuntivo de tarartarar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    tarartarar
    ( ta·rar

    ta·rar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Pesar vasilhas, sacos ou veículos vazios para descontar o seu peso no dos géneros que transportam.

    2. Marcar o peso da tara.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "tarasse-se-vos" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    t. | abrev.

    Abreviatura de tara....


    peso | n. m.

    Qualidade do que é pesado....


    panca | n. f.

    Alavanca feita de madeira....


    caçamba | n. f.

    Cada um dos vasos que tiram a água da nora....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "tarasse-se-vos" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      Sou um profissional com formação na área de exatas e, freqüentemente, encontro dificuldades em escolher as preposições certas para determinadas construções. Por exemplo, não sei se em um texto formal diz-se que "o ambiente está a 50oC" ou se "o ambiente está à 50oC". (O uso da crase vem em minha cabeça como se houvesse a palavra feminina temperatura subentendida, como na forma consagrada "sapato à Luís XV", em que a palavra moda fica elíptica). Existem, em nossa língua, dicionários de regência on-line?