PT
BR
Pesquisar
Definições



tapioca

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
tapiocatapioca
|ó| |ó|
( ta·pi·o·ca

ta·pi·o·ca

)


nome feminino

1. [Culinária] [Culinária] Fécula alimentícia que se extrai da raiz da mandioca.

2. [Culinária] [Culinária] Espécie de crepe seco, com recheio doce ou salgado, feito a partir dessa fécula hidratada.

3. [Brasil: Nordeste] [Brasil: Nordeste] Brinquedo de papel ou de tecido, de forma oval, triangular ou quadrangular, que se lança ao vento, ficando preso por uma guita. = PAPAGAIO

etimologiaOrigem etimológica:do tupi.


Dúvidas linguísticas



As palavras segmentos e seguimentos têm o mesmo significado? Ambas podem ser empregadas na seguinte frase: ... em cooperação com outros seguimentos [ou segmentos?], tais como órgãos públicos, universidades?
As palavras segmentos e seguimentos (que se pronunciam de modo semelhante no português do Brasil, mas não no de Portugal) não são sinónimas, ou seja, não têm o mesmo significado, como pode verificar seguindo as respectivas hiperligações para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Como tal, na frase que refere, a palavra que deve ser usada é segmentos, designando “sectores” (...em cooperação com outros segmentos, tais como órgãos públicos, universidades).



Como deve ser escrito o nome da ferramenta usada para retirar polia de um eixo: sacapolia, saca-polia ou saca polia?
A grafia correcta, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários por nós consultados, deverá ser saca-polia, por analogia com outras palavras formadas a partir de saca, forma do verbo sacar, que significa “extrair, tirar”: saca-bocado(s), saca-molas, saca-rolhas, etc. Esta grafia é também justificada pela tendência para hifenizar compostos do tipo verbo + substantivo, como abre-latas, bate-boca, cata-vento, guarda-chuva, porta-bandeira, etc.