PT
BR
Pesquisar
Definições



suscitada

A forma suscitadapode ser [feminino singular de suscitadosuscitado] ou [feminino singular particípio passado de suscitarsuscitar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
suscitarsuscitar
( sus·ci·tar

sus·ci·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Fazer nascer, fazer aparecer.

2. Provocar, originar.

3. Produzir a aparição de.

4. Dar lugar a, ser a causa determinante de.

5. Levantar ou apresentar como impedimento, opor como dificuldade.

6. Sugerir; trazer ao espírito.

suscitadosuscitado
( sus·ci·ta·do

sus·ci·ta·do

)


adjectivoadjetivo

Que se suscitou.

etimologiaOrigem etimológica:particípio de suscitar.

suscitadasuscitada

Auxiliares de tradução

Traduzir "suscitada" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se existe hífen nas seguintes palavras: área-meio, procuradoria-geral, coordenação-geral, coordenador-geral, procurador-geral-adjunto?
À excepção de procuradoria-geral, nenhuma das outras palavras que menciona tem registo nos dicionários de língua portuguesa por nós consultados. No entanto, o adjectivo geral liga-se com frequência por hífen ao substantivo quando este designa cargo ou organismo. A formação de palavras pela hifenização de dois substantivos, como é o caso de área-meio, também é frequente. Neste caso, o substantivo meio funciona como determinante do substantivo área.



Gostaria que me esclarecessem acerca da leitura da palavra austero. Na 2ª sílaba dever-se-á ler como uma vogal aberta ou fechada? Ainda que a palavra em questão não contenha qualquer acento, qual a forma de leitura: áustero ou austéro?
O adjectivo austero é uma palavra grave, isto é, tem o acento de intensidade na penúltima sílaba (austero) e a pronúncia da vogal desta sílaba deverá ser e aberto (idêntico ao e da palavra ). Se esta palavra fosse esdrúxula, isto é, acentuada na antepenúltima sílaba, teria de apresentar acento gráfico (*áustero; o asterisco indica incorrecção ortográfica), como todas as palavras esdrúxulas do português (ex.: antídoto, cálice, cómico, técnico, telúrico).