PT
BR
Pesquisar
Definições



surrara

Será que queria dizer surrará?

A forma surrarapode ser [primeira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de surrarsurrar] ou [terceira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de surrarsurrar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
surrarsurrar
( sur·rar

sur·rar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Tirar o pêlo às peles e limpar-lhes o carnaz.

2. Dar surra ou sova em. = AÇOITAR, FUSTIGAR, SOVAR

3. Gastar a superfície com o uso.


verbo pronominal

4. Gastar-se; coçar-se.

5. [Informal] [Informal] Ir-se a furto, abalar.

Confrontar: zurrar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "surrara" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta: perda de tempo ou perca de tempo?
As formas perda e perca são sinónimas, e encontram-se registadas como tal, por exemplo, no Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves (Coimbra Editora, 1966) e em dicionários como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Academia das Ciências/Verbo, 2001) ou o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Círculo de Leitores, 2002).

No entanto, a forma preferencial é perda, uma vez que a variante perca tem origem mais popular, devendo ser utilizada apenas em contextos mais informais.




Qual é o valor da conjunção "e" na frase: "Tenho viajado tanto e não conheço muitos dos museus das cidades por onde andei": consecutivo, concessivo, adversativo, conclusivo?
A conjunção coordenativa copulativa e pode assumir diversos valores dependendo do contexto onde é usada, apesar de em nenhum deles deixar de apresentar o valor copulativo. Na frase que refere, a conjunção apresenta um valor adversativo ou de oposição, pois à ideia da primeira oração é contraposta a ideia da segunda, podendo a conjunção e ser substituída pela conjunção adversativa mas (ex.: Tenho viajado tanto, mas não conheço muitos dos museus das cidades por onde andei).