PT
BR
Pesquisar
Definições



subsistires

A forma subsistirespode ser [segunda pessoa singular do futuro do conjuntivo de subsistirsubsistir] ou [segunda pessoa singular infinitivo flexionado de subsistirsubsistir].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
subsistirsubsistir
( sub·sis·tir

sub·sis·tir

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo intransitivo

1. Ter existência; viver; durar.

2. Persistir.

3. Permanecer; manter-se; estar em vigor.

etimologiaOrigem etimológica:latim subsisto, -ere, parar, fazer alto, resistir, lutar contra, conservar-se, permanecer.

Auxiliares de tradução

Traduzir "subsistires" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Quando nos referimos ao Município de Pombal ou à vila qual a forma correcta de dizer? "Estou no Pombal" ou "Estou em Pombal". Ambas as formas podem estar correctas?
De acordo com pesquisas em corpora e em motores de pesquisa na Internet, o topónimo Pombal é mais utilizado sem o artigo masculino (ex.: mora em Pombal; é originário de Pombal), apesar de haver algumas ocorrências com o artigo (ex.: vive no Pombal; regressou ontem do Pombal).



Porque diagnostica não tem acento?
As palavras diagnostica e diagnóstica são designadas por homógrafos imperfeitos, isto é, palavras cuja grafia se diferencia apenas pela acentuação gráfica, mas que têm pronúncia e significado diferente.
Sem acento gráfico, a palavra diagnostica corresponde a uma forma do verbo diagnosticar (ex.: ele diagnostica a doença de forma clara); como tal, segue a regra geral de acentuação das formas verbais na terceira pessoa do presente do indicativo (à semelhança outras formas verbais com amplifica, fica ou multiplica). Trata-se de uma palavra grave, sem qualquer contexto que justifique a sua acentuação gráfica.
Com acento gráfico, a palavra diagnóstica é esdrúxula e corresponde à forma feminina do adjectivo diagnóstico (ex.: avaliação diagnóstica, observação diagnóstica).