PT
BR
Pesquisar
Definições



subordinativa

A forma subordinativapode ser [feminino singular de subordinativosubordinativo] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
subordinativasubordinativa
( su·bor·di·na·ti·va

su·bor·di·na·ti·va

)


nome feminino

[Gramática] [Gramática] Conjunção que introduz orações subordinadas completivas e adverbiais (ex.: embora é uma subordinativa concessiva). = CONJUNÇÃO SUBORDINATIVA

etimologiaOrigem etimológica:feminino de subordinativo.
subordinativosubordinativo
( su·bor·di·na·ti·vo

su·bor·di·na·ti·vo

)


adjectivoadjetivo

1. Que estabelece subordinação.

2. [Gramática] [Gramática] Que introduz orações subordinadas completivas e adverbiais (ex.: conjunção subordinativa).

etimologiaOrigem etimológica:subordinar + -tivo.


Dúvidas linguísticas



É incorreto pluralizar a palavra aleluia?
A palavra aleluia pode ser utilizada como substantivo feminino ou como interjeição. Como substantivo admite o plural aleluias (ex.: Ouviam-se as aleluias fora da igreja. A criança apanhou um molho de aleluias.), mas como interjeição é invariável em número (ex.: Já chegámos! Aleluia!).



Porque diagnostica não tem acento?
As palavras diagnostica e diagnóstica são designadas por homógrafos imperfeitos, isto é, palavras cuja grafia se diferencia apenas pela acentuação gráfica, mas que têm pronúncia e significado diferente.
Sem acento gráfico, a palavra diagnostica corresponde a uma forma do verbo diagnosticar (ex.: ele diagnostica a doença de forma clara); como tal, segue a regra geral de acentuação das formas verbais na terceira pessoa do presente do indicativo (à semelhança outras formas verbais com amplifica, fica ou multiplica). Trata-se de uma palavra grave, sem qualquer contexto que justifique a sua acentuação gráfica.
Com acento gráfico, a palavra diagnóstica é esdrúxula e corresponde à forma feminina do adjectivo diagnóstico (ex.: avaliação diagnóstica, observação diagnóstica).