PT
BR
Pesquisar
Definições



justaposição

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
justaposiçãojustaposição
( jus·ta·po·si·ção

jus·ta·po·si·ção

)


nome feminino

1. Acto ou efeito de justapor.

2. Situação de coisas contíguas colocadas lado a lado. = ADJACÊNCIA, APOSIÇÃO, CONTIGUIDADE

3. [Biologia] [Biologia] Modo de crescimento em corpos inorgânicos, que consiste na agregação sucessiva de camadas à superfície.

4. [Linguística] [Lingüística] [Linguística] Processo de composição de palavras pelo qual duas ou mais palavras se juntam, para formarem uma palavra nova, sem perda de fonemas e de acentuação (ex.: há justaposição em "arco-íris" e "pontapé").

5. [Linguística] [Lingüística] [Linguística] Justaposição de frases sem uso de conjunção coordenativa ou subordinativa. = PARATAXE

etimologiaOrigem etimológica: justa- + posição.
justaposiçãojustaposição

Auxiliares de tradução

Traduzir "justaposição" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



No contexto da criação de modelos, por exemplo, um modelo que descreva o comportamento dos utentes da CP face à oferta, é correcto usar as palavras modelação e modelização (esta última não incluída no vosso dicionário)?
Os dicionários de língua portuguesa registam apenas o termo modelação, como o acto de modelar (“criar a partir de molde ou modelo”), tendo modelagem por sinónimo. Os neologismos modelização e modelizar não se encontram averbados em nenhum dos dicionários consultados, sendo, no entanto, bastante frequentes em pesquisas na Internet. Essas ocorrências em páginas da Internet parecem apontar para uma ténue distinção entre modelar/modelação (“criar a partir de molde ou modelo”) e modelizar/modelização (“criar modelo”).



Gostaria de saber qual é a maior palavra da língua portuguesa.
As línguas vivas são capazes de produzir, sem limitações, palavras novas. Não é muito normal haver palavras excessivamente longas, mas elas também acontecem, principalmente com neologismos. Quando pertinente, essas palavras são registadas por dicionários e outras obras de referência que as atestam. Aparentemente (isto é falível), a maior palavra registada num dicionário de português é pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico, no Dicionário Houaiss. Este adjectivo é relativo a uma doença pulmonar chamada pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose. A produtividade da língua é demonstrada no facto de este adjectivo, como outros, poder potencialmente formar um advérbio de modo em -mente, cuja forma seria ainda maior do que aquela registada naquele dicionário: pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconioticamente.