PT
BR
Pesquisar
Definições



sincronismo

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
sincronismosincronismo
( sin·cro·nis·mo

sin·cro·nis·mo

)


nome masculino

1. Estado do que é síncrono.

2. Relação entre factos sincrónicos.

3. Coincidência nas datas da história dos povos.

4. [Cinema, Televisão] [Cinema, Televisão] Ajustamento para coordenação entre som e imagem. = SINCRONIZAÇÃO

etimologiaOrigem etimológica:síncrono + -ismo.

Auxiliares de tradução

Traduzir "sincronismo" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Qual a etimologia da palavra escolha? E da palavra subalternidade?
A palavra escolha deriva do verbo escolher, que, por sua vez, vem de uma forma latina hipotética *excolligere que significaria “recolher; obter”. A palavra subalternidade deriva de subalterno, por aposição de –idade, sufixo muito produtivo que exprime o conceito de “qualidade, característica”. Assim, subalternidade designa a condição, a qualidade de quem é subalterno.



Cronopata é erro? Pela sua etimologia, creio que estaria correctamente no dicionário... Mas não consta... Neologismo? Porque ainda não adoptado oficialmente?
As palavras cronopatia e cronopata, apesar de não se encontrarem registadas em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, estão correctamente formadas (com os elementos de formação crono-, derivado do grego khrónos, que significa “tempo”, e -patia e -pata, derivados do grego páthe, que significa “doença” ou “dor”). Na medicina, a cronopatia pode designar o conjunto de patologias que estão relacionadas com desvios, atrasos ou avanços no crescimento; pode também referir-se à incapacidade para gerir o tempo ou para cumprir horários. Cronopata será a pessoa que sofre de alguma destas patologias.