Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

sincronia

sincroniasincronia | n. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

sin·cro·ni·a sin·cro·ni·a


(síncrono + -ia)
nome feminino

1. Qualidade do que é síncrono ou sincrónico.

2. Ocorrência ou realização em simultâneo. = SIMULTANEIDADE

3. [Linguística]   [Lingüística]   [Linguística]  Conjunto dos factos ou fenómenos, especialmente linguísticos, considerados num dado período, por oposição a diacronia.

Confrontar: sincromia.
pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "sincronia" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Dúvidas linguísticas


A palavra factibilidade existe?
A palavra factibilidade designa a qualidade daquilo que pode ser feito, do que é factível. Esta palavra segue as regras de boa formação no português, como a maioria das palavras que designam a qualidade de um adjectivo terminado em -vel, sendo nestes casos a palavra formada directamente a partir do latim ou a partir de uma forma alatinada do adjectivo (em que se substituiu o sufixo -vel por -bili-) seguida do sufixo -dade.



Está correto escrever numa tela de entrada de dados: nome do autorizante, matrícula do autorizante, endereço do autorizante? Não seria do autorizador ou autorizado?
Apesar de a palavra autorizante não se encontrar registada nos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, a sua formação é regular (adjunção do sufixo -ante ao verbo autorizar), pelo que o seu uso é possível.

O sufixo -ante é bastante produtivo na língua portuguesa, usando-se, tal como o sufixo -dor, para designar ou qualificar o agente da acção (ex.: acusador/acusante, maçador/maçante, ocupador/ocupante), como substantivo (ex.: o acusante terá de provar a acusação, ele é um maçador) ou como adjectivo (ex.: conversa maçadora, força ocupante).

pub

Palavra do dia

pa·ta·ti·va pa·ta·ti·va


(origem duvidosa, talvez do tupi)
nome feminino

1. [Brasil]   [Brasil]  Designação dada a várias aves passeriformes da família dos emberezídeos, em especial do género Sporophila, de canto geralmente mavioso.

2. [Brasil, Figurado]   [Brasil, Figurado]  Indivíduo muito falador.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/sincronia [consultado em 28-01-2023]