Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

serventia

serventiaserventia | n. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ser·ven·ti·a ser·ven·ti·a


(servente + -ia)
nome feminino

1. Qualidade do que serve ou é útil (ex.: livrou-se de objectos que já não tinham serventia). = PRÉSTIMO, UTILIDADE

2. Uso ou aplicação de algo (ex.: quarto arrendado com serventia de cozinha).

3. Espaço que serve para passagem ou entrada (ex.: caminhos de serventia; o terreno dá serventia a um logradouro).

4. Estado ou condição de servo. = SERVIDÃO

5. Trabalho de servente ou de serventuário.

pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...as ações teriam sido cometidas por Machado, que é delegatário de serviços públicos, na serventia extrajudicial, no Serviço Notarial e de Registro Civil do Distrito de Panambi, Comarca de...

Em Caderno B

...Bahia, o contingente é de 440 mil doses retidas na fila de espera sem serventia alguma, segundos dados da própria Secretaria da Saúde do Estado (Sesab)..

Em Rede Brasil de Noticias - O Point da Informação

um LINK PARA DOAÇÃO ESPONTÂNEA, que não teve a menor serventia ..

Em HQ POINT

um LINK PARA DOAÇÃO ESPONTÂNEA, que não teve a menor serventia ..

Em HQ POINT

você tem amealhado têm serventia para a outra vida??

Em Blog da Sagrada Família
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostava de saber a evolução etimológica da palavra opinião.
Como poderá verificar no verbete opinião do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a palavra deriva directamente do latim opinio, -onis, através do acusativo opinionem, como a maioria das palavras derivadas do latim, com queda da consoante nasal final (opinione).
Seguiu-se, de forma regular, a queda do -e átono do singular e consequente nasalização do -o- antes da consoante nasal (opinione > opinion > opiniõ), havendo ao longo do séc. XVI a transformação de em -ão no singular e a manutenção de -ões no plural (opiniones > opiniões).




Gostava que me informassem, se possível, sobre como se aplica o artigo na palavra personagem. Diz-se o personagem ou a personagem?
A palavra personagem entrou no português vinda do francês, e, regra geral, as palavras que no francês terminam em -age e que são masculinas (ex.: bagage, barrage, camouflage, dérapage, etc.), em português terminam em -agem e são femininas (ex.:bagagem, barragem, camuflagem, derrapagem, etc.). Acontece que o uso da palavra pelos falantes ou a influência do género masculino em francês levaram a que a palavra já esteja registada em obras lexicográficas de referência como palavra feminina ou masculina (por exemplo, no Vocabulário da Língua Portuguesa (1966) de Rebelo Gonçalves, no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (2001), da Academia das Ciências/Verbo, no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (2002), do Círculo de Leitores, ou no Grande Dicionário Língua Portuguesa (2004), da Porto Editora).

O artigo definido deverá então concordar com o substantivo personagem em género e número, consoante a consideremos palavra feminina (O Jasão é a minha personagem favorita) ou masculina (A Medeia é o meu personagem favorito). O que é importante é, no mesmo texto ou documento, ser coerente com a opção tomada e mantê-la.

pub

Palavra do dia

ca·cha·pu·ço ca·cha·pu·ço


(talvez alteração de cachapuz)
nome masculino

[Portugal: Trás-os-Montes]   [Portugal: Trás-os-Montes]  Mergulho de cabeça para baixo. = CACHAFUNDO, CACHOLADA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/serventia [consultado em 04-08-2021]