PT
BR
Pesquisar
Definições



sequenciação

A forma sequenciaçãopode ser [derivação feminino singular de sequenciarseqüenciarsequenciar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
sequenciaçãoseqüenciaçãosequenciação
( se·quen·ci·a·ção

se·qüen·ci·a·ção

se·quen·ci·a·ção

)


nome feminino

1. Acto ou efeito de dispor em sequência, de sequenciar (ex.: sequenciação de conteúdos). = SEQUENCIAMENTO

2. [Bioquímica] [Bioquímica] Determinação da ordem em que certos elementos se combinam (ex.: sequenciação de genes).

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: SEQUENCIAMENTO

etimologiaOrigem etimológica: sequenciar + -ção.
grafiaGrafia no Brasil:seqüenciação.
grafiaGrafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990:sequenciação.
grafia Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: seqüenciação.
grafiaGrafia em Portugal:sequenciação.
sequenciarseqüenciarsequenciar
|qüen| |qüen| |qüen|
( se·quen·ci·ar

se·qüen·ci·ar

se·quen·ci·ar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Dispor em sequência (ex.: sequenciar tarefas). = SEQUENCIALIZAR

2. [Bioquímica] [Bioquímica] Identificar a ordem em que determinados elementos se combinam (ex.: sequenciar material genético).

etimologiaOrigem etimológica: sequência + -ar.
grafiaGrafia no Brasil:seqüenciar.
grafiaGrafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990:sequenciar.
grafia Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: seqüenciar.
grafiaGrafia em Portugal:sequenciar.
sequenciaçãosequenciação


Dúvidas linguísticas



No contexto da criação de modelos, por exemplo, um modelo que descreva o comportamento dos utentes da CP face à oferta, é correcto usar as palavras modelação e modelização (esta última não incluída no vosso dicionário)?
Os dicionários de língua portuguesa registam apenas o termo modelação, como o acto de modelar (“criar a partir de molde ou modelo”), tendo modelagem por sinónimo. Os neologismos modelização e modelizar não se encontram averbados em nenhum dos dicionários consultados, sendo, no entanto, bastante frequentes em pesquisas na Internet. Essas ocorrências em páginas da Internet parecem apontar para uma ténue distinção entre modelar/modelação (“criar a partir de molde ou modelo”) e modelizar/modelização (“criar modelo”).



Tendo eu consultado a Direcção-Geral dos Registos e do Notariado sobre se o vocábulo “Ramberto” pode ser admitido como nome próprio masculino, informaram-me os mesmos o seguinte: "Tendo presente a consulta sobre se o vocábulo “Ramberto” pode ser admitido como nome próprio masculino, informa-se que o mesmo não consta dos vocabulários onomásticos disponíveis, pelo que, em princípio, contraria o disposto no artº 103º, nº 2 alínea a) do Código do registo Civil. No entanto, esta Conservatória poderá providenciar para que seja emitido parecer onomástico sobre o vocábulo pretendido, não obstante a demora que possa verificar-se, sendo para o efeito V. Exª convidado a apresentar elementos relativos à origem do nome pretendido, designadamente bibliografias ou outros, e a fazer o respectivo preparo ..." O meu contacto convosco vai no sentido de saber se poderão auxiliar-me na obtenção dos elementos necessários pretendidos pela DGRN e de que forma. Mais informo de que o vocábulo em questão consta no Vocabulário Antroponímico do Dicionário Universal da Língua Portuguesa da Texto Editora.
O antropónimo masculino Ramberto encontra-se registado em algumas obras como o Vocabulário da Língua Portuguesa (Coimbra, Coimbra Editora, 1966), de Francisco Rebelo Gonçalves, ou o Grande Vocabulário da Língua Portuguesa (1.ª ed., 2 tomos, Lisboa, Âncora Editora, 2001), de José Pedro Machado. Também numa das obras deste autor, o Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa (3.ª ed., 3 vol., Lisboa, Livros Horizonte, 2003), esse nome próprio aparece registado e com a informação de que se trata de palavra com origem no francês Rambart, que por sua vez é nome de origem germânica (composto pelas palavras ragin, que significa “conselho”, e berht, que significa “brilhante, ilustre”).