PT
BR
Pesquisar
Definições



sequela

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
sequelaseqüelasequela
|qüé| |qüé| |qüé|
( se·que·la

se·qüe·la

se·que·la

)


nome feminino

1. [Popular] [Popular] O acto de seguir.

2. Bando; súcia.

3. Série de coisas.

4. Consequência.

5. Obra cinematográfica ou literária cuja história ou enredo serve de continuação a uma anterior (ex.: está previsto que este filme tenha mais duas sequelas).

6. [Medicina] [Medicina] Lesão, perturbação ou alteração que resulta de uma doença.

etimologiaOrigem etimológica:latim sequela, -ae, comitiva, séquito, consequência, sequência.
grafiaGrafia no Brasil:seqüela.
grafiaGrafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990:sequela.
grafia Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: seqüela.
grafiaGrafia em Portugal:sequela.

Auxiliares de tradução

Traduzir "sequela" para: Espanhol Francês Inglês

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta de dizer em português: biossensor ou biosensor?
A grafia correcta, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários por nós consultados, deverá ser biossensor, por analogia com outras palavras formadas a partir do prefixo de origem grega bio-, que exprime a noção de “vida”: biossatélite, biossintético, biossistema, etc. Este comportamento é também análogo ao de alguns prefixos terminados em o, como sejam retro-, socio- e tecno-, que obrigam à duplicação do r e do s quando o elemento ao qual se apõem se inicia por uma dessas consoantes.



A palavra perfuctório pode ser flexionada como? Perfunctoriedade, perfunctoricismo ou perfunctorabilidade? Ou seja, existe como flexioná-la?
A forma correcta é perfunctório, como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Esse adjectivo flexiona em género (perfunctório, perfunctória) e número (perfunctórios, perfunctórias). As formas perfunctoriedade, perfunctoricismo e perfunctorabilidade que refere não são flexões de perfunctório, mas sim possíveis derivações nominais. Dessas, nenhuma se encontra registada nos dicionários de língua portuguesa por nós consultados e apenas a primeira, perfunctoriedade, tem ocorrências em motores de pesquisa da Internet. Ainda que essa palavra não se encontre averbada, a sua utilização é possível, uma vez que se apresenta correctamente formada, resultando da aposição do sufixo -edade ao adjectivo perfunctório, a par do que acontece na derivação obrigatório > obrigatoriedade. Este sufixo surge geralmente na formação de substantivos a partir de adjectivos, exprimindo a noção de "qualidade, característica”, pelo que perfunctoriedade pode significar “qualidade do que é perfunctório”.