PT
BR
Pesquisar
Definições



senga

A forma sengapode ser [feminino plural e singular de sengosengo], [adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros], [nome feminino] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
sengasenga
( sen·ga

sen·ga

)


nome feminino

1. [Brasil] [Brasil] Conjunto de fragmentos, cascas de ostras e mariscos, restos, sobras, farelos.


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

2. Relativo aos Sengas.


nome masculino

3. Indivíduo dessa tribo.

sengosengo
( sen·go

sen·go

)


adjectivoadjetivo

1. [Antigo] [Antigo] Inteligente; atilado.

2. [Portugal: Beira] [Portugal: Beira] Que finge uma ingenuidade que não possui. = DISSIMULADO, FINGIDO, SONSO

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: SENHO

etimologiaOrigem etimológica: latim senex, senis, velho, idoso.
sengasenga

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Consultei o dicionário e a área de dúvidas, mas não encontrei a resposta ao que pretendo esclarecer. A minha questão é em relação à expressão tá-se ou tásse. Suponho que esta expressão venha do verbo estar, mas desconheço o tempo verbal ou regra utilizada para chegar à expressão final. Se a forma correcta for tásse, então porque é que se diz dá-se ou vá-se?
A expressão tá-se é actualmente muito usada em situações de registo oral bastante informal. Como tal, não surge registada nas obras de referência como dicionários ou gramáticas. No entanto, a forma correcta para reproduzir na escrita esta expressão deverá ser tá-se, pois trata-se da redução da expressão está-se, provavelmente também redução de está-se bem.



Os pronomes de tratamento (como V. exa.) devem ser inscritos em maiúsculas ou minúsculas?
As formas de tratamento são palavras ou locuções que o falante usa para interpelar a(s) pessoa(s) ou entidade(s) a quem se dirige.

Esta categoria inclui os pronomes pessoais de segunda pessoa (tu, vós), e ainda os pronomes de tratamento, isto é, outros pronomes pessoais de segunda pessoa (você, vocês) e também palavras e locuções (ex.: Excelência, o senhor, Vossa Senhoria) que obrigam à concordância do verbo com a terceira pessoa (ex.: você foi incorrecto, o senhor está bem?).

As formas de tratamento são usualmente grafadas em maiúsculas (ex.: Vossa Alteza), excepto quando se trata de pronomes pessoais ou de locuções como o senhor, a senhorita (ex.: você vem connosco; a menina pode dizer-me as horas?).