Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

sanhaço-de-fogo

sanhaço-de-fogosanhaço-de-fogo | n.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

sanhaço-de-fogo sanhaço-de-fogo


nome

(A definição desta palavra estará disponível brevemente. Envie comentários ou sugestões para dicionario@priberam.pt)
pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

poderia ser eleito o emblema da comida de alma. Ela usa 3 bananas verdes raladas, 3 litros de leite de coco, 3 colheres (sopa) de açúcar, 1 pitada de sal. Coloca a banana com um pouco do leite de coco, o açúcar e o sal no fogo e vai cozinhando sem parar de mexer. À medida que vai engrossando, vai juntando…

Em COME-SE

, indiscutivelmente existiu). Maria, apavorada, vai à janela. Olha para fora. Escuro. O fogão de lenha mantinha o ambiente iluminado. Súbito, milagre! Do fogo surge a visão de São Jorge, montado em um cavalo branco e espetando o dragão ― igualzinho nas gravuras das folhinhas. O santo lhe diz: ― “Maria, minha devota…

Em marcosresende11.blogs.sapo.pt

Já aqui escrevi, que Chico Buarque de Hollanda, é o meu cantor brasileiro favorito. Com cinco ou seis anos de idade, ouvia apaixonadamente um álbum chamado “MEUS CAROS AMIGOS” de 1976. Nesse disco havia, uma bela canção chamada “PASSAREDO”. Esta canção, é uma bela homenagem aos pássaros e à

Em bispo.blogs.sapo.pt

sinal de trânsito é o tempo da vida da cidade. No Rio, eles duram muitos minutos a mais. Em São Paulo, os mais velhos, com frequência, quase não chegam à calçada do lado oposto. Sabiá, bem-te-vi, rolinha, sanhaço e maritacas cantam muito nos céus paulistanos, ao lado dos indefectíveis pardais. As aves

Em Cidade
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de informar-lhes a respeito do nome "álibi" encontrado em vossa página. Consta, que "álibi" é uma palavra acentuada por ser uma palavra proparoxítona. Porém, devido ao latinismo, a mesma não apresenta nenhum tipo de acentuação. Para verificação da regra gramatical, ver MODERNA GRAMÁTICA PORTUGUESA, 37a. edição, EVANILDO BECHARA, página 92.
A palavra esdrúxula (ou proparoxítona) álibi corresponde ao aportuguesamento do latinismo alibi, que significa “em outro lugar”. O étimo latino, cuja penúltima vogal é breve, justifica a consagração desta forma com acento gráfico, sendo que o Vocabulário da Língua Portuguesa de Rebelo Gonçalves (Coimbra: Coimbra Editora, 1966) e o Grande Vocabulário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado (Lisboa: Âncora Editora, 2001) referem, respectivamente, que é inexacta ou incorrecta, a forma aguda (ou oxítona) alibi. A Moderna Gramática Portuguesa, de Evanildo Bechara (37ª ed. revista e ampliada, Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2002), regista a forma alibi, mas marca-a como latinismo, isto é, como forma cuja grafia é a mesma do étimo latino, não respeitando as regras ortográficas do português que obrigam à acentuação gráfica de todas as palavras esdrúxulas. O Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa parece ser o único dicionário de língua portuguesa que regista a forma alibi (como palavra grave e com a correspondente transcrição fonética diferente de álibi), averbando-a em linha a seguir a álibi, como variante não preferencial (segundo as indicações da introdução dessa obra).



Gostaria de tirar a seguinte dúvida: qual é o verbo que corresponde à palavra acesso? Hoje usa-se com frequência acessar, estará correcto?
O verbo correspondente a acesso é aceder, pois acesso deriva do latim accessus que, por sua vez, deriva do verbo accedere, que originou o português aceder. O verbo acessar é uma criação mais recente, com origem no inglês to access, e é usado sobretudo no português do Brasil e apenas para o domínio da Informática.
pub

Palavra do dia

tu·gú·ri·o tu·gú·ri·o


(latim tugurium, -ii)
nome masculino

1. Habitação rústica. = CASEBRE, CHOÇA

2. [Figurado]   [Figurado]  Local onde alguém se pode abrigar. = ABRIGO, REFÚGIO


SinónimoSinônimo Geral: TEGÚRIO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/sanha%C3%A7o-de-fogo [consultado em 24-01-2022]