PT
BR
Pesquisar
Definições



sadomasoquismo

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
sadomasoquismosadomasoquismo
( sa·do·ma·so·quis·mo

sa·do·ma·so·quis·mo

)


nome masculino

1. [Psicologia, Psiquiatria] [Psicologia, Psiquiatria] Parafilia de quem sente prazer em causar e em receber sofrimento físico ou psicológico; comportamento ou prática sexual em que o sadismo surge associado ao masoquismo.

2. [Por extensão] [Por extensão] Prazer em fazer ou em ver sofrer alguém combinado com o prazer de sofrer.

etimologiaOrigem etimológica:francês sadomasochisme.
sadomasoquismosadomasoquismo

Auxiliares de tradução

Traduzir "sadomasoquismo" para: Espanhol Francês Inglês

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Agradeço o favor de me explicarem qual a origem do termo "reguila".
O termo reguila, usado como adjectivo (ex: nunca vi menina tão reguila) ou como substantivo (ex.: a turma dos reguilas portou-se muito bem na viagem de estudo), designa um indivíduo de temperamento irrequieto, traquinas ou difícil, aplicando-se especialmente a crianças. A origem do termo não é clara, podendo tratar-se de uma forma variante de reguinga, a qual, por sua vez, pode ser uma derivação regressiva de reguingar, termo também de origem obscura.



Gostaria de saber qual o plural da palavra "salvo-conduto".
O plural do substantivo salvo-conduto deverá ser salvos-condutos, pois trata-se de um substantivo hifenizado composto por um adjectivo e por um substantivo, motivo pelo qual ambas as palavras flexionam em número. Esta é a flexão preconizada nos vocabulários de Rebelo Gonçalves e de José Pedro Machado; no entanto, obras lexicográficas como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea e o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa admitem dois plurais: salvo-condutos e salvos-condutos, sem aparente justificação senão o uso, pois a palavra salvo não poderá ser substantivo neste contexto, o que poderia justificar que só houvesse flexão num dos substantivos.