PT
BR
Pesquisar
Definições



régulo

Será que queria dizer regulo?
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
régulorégulo
( ré·gu·lo

ré·gu·lo

)


nome masculino

1. Pequeno ou jovem rei. = REIZETE

2. Rei de um pequeno estado.

3. Chefe ou rei de um pequeno território considerado bárbaro ou semibárbaro.

4. Chefe ou líder que tem muito poder numa região pequena.

5. [Astronomia] [Astronomia] Estrela da constelação do Leão. (Com inicial maiúscula.)

6. [Antigo] [Antigo] [Química] [Química] Parte que se considerava mais pura, mais fixa e mais pesada de um metal ou mineral.

etimologiaOrigem etimológica:latim regulus, -i, rei jovem, rei de um pequeno estado.

Auxiliares de tradução

Traduzir "régulo" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Peço desculpa pelo incómodo, mas já pesquisei em centenas de sítios e não descobri o que pretendo. Vocês sabem qual a palavra para quinhentos equivalente a centésimo para cem?
O numeral correspondente a uma posição 500 (numeral ordinal) ou a uma das 500 partes de um todo (numeral fraccionário) é quingentésimo, como poderá verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.



Na frase Estás em casa?, ao respondermos Estou, sim, a vírgula deve aparecer na resposta ou não? Outro exemplo: Queres? e a resposta: Quero sim.
Segundo alguns gramáticos, como Celso Cunha e Lindley Cintra na Nova Gramática do Português Contemporâneo (14.ª ed., Lisboa, Edições João Sá da Costa, 1998, p. 646), a vírgula deve ser usada em frases curtas deste tipo, sendo uma forma de realçar a resposta afirmativa (já contida nas formas verbais estou e quero) à questão colocada. De facto, as frases são afirmativas quando não têm uma partícula de negação; o advérbio de afirmação sim não está, por isso, a modificar directamente o verbo, como estariam os advérbios destacados em frases como Não estou ou Quero urgentemente, sendo antes usado como forma de enfatizar ou intensificar toda a oração.