PT
BR
Pesquisar
Definições



roteio

A forma roteioé [primeira pessoa singular do presente do indicativo de rotearrotear].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
rotear1rotear1
( ro·te·ar

ro·te·ar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

O mesmo que arrotear.

etimologiaOrigem etimológica:roto + -ear.
rotear2rotear2
( ro·te·ar

ro·te·ar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Dirigir (uma embarcação) para seguir determinada rota. = GOVERNAR, MAREAR

2. [Informática] [Informática] Transmitir entre dois pontos de uma rede de computadores ou entre redes de computadores (ex.: rotear dados). = ENCAMINHAR

etimologiaOrigem etimológica:rota, rumo, caminho + -ear.
rotear3rotear3
( ro·te·ar

ro·te·ar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

[Índia] [Índia] Empalhar com rota.

etimologiaOrigem etimológica:rota, junco, cipó + -ear.
rotear4rotear4
( ro·te·ar

ro·te·ar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

[Informática] [Informática] Desbloquear o sistema operativo de um dispositivo móvel para poder correr software que o fabricante não autoriza (ex.: aprendeu a rotear o telemóvel).

etimologiaOrigem etimológica:inglês root, raiz + -ear.


Dúvidas linguísticas



"O Sporting colou-se hoje a FC Porto e Benfica na liderança da Superliga portuguesa." Sendo que o correcto seria "O Sporting colou-se hoje ao FC Porto e ao Benfica”, a primeira hipótese poderá também estar correcta?
As regras que regem o emprego ou a omissão de artigos com nomes próprios nem sempre são óbvias, deixando espaço para incertezas, como se depreende da consulta de qualquer compêndio gramatical sobre este assunto (veja-se, por exemplo, a Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa: Edições Sá da Costa, 1998: pp. 214-242).

A frase que refere poderia estar correcta como eventual título de jornal (onde a omissão de artigos e verbos é frequente: Sporting, FC Porto e Benfica na liderança da Superliga portuguesa), sobretudo se o clube desportivo mencionado no início da frase também não fosse precedido de artigo: Sporting colou-se hoje a FC Porto e Benfica na liderança da Superliga portuguesa. Tal como é apresentada, com Sporting precedido de artigo, ao contrário de Porto e Benfica, a frase causa alguma estranheza, sendo preferível indicar todos os artigos: O Sporting colou-se hoje ao FC Porto e ao Benfica na liderança da Superliga portuguesa.




Como devo falar ou escrever: "o Departamento a que pertence o funcionário" ou "o Departamento ao qual pertence o funcionário".
Nenhuma das expressões que refere está incorrecta, uma vez que, em orações subordinadas adjectivas relativas, o pronome relativo que pode, de uma maneira geral, ser substituído pelo seu equivalente o qual, que deverá flexionar em concordância com o género e número do antecedente (ex.: os departamentos aos quais pertence o funcionário). No caso em questão, o pronome relativo tem uma função de objecto indirecto do verbo pertencer, que selecciona complementos iniciados pela preposição a, daí que os pronomes que e o qual estejam antecedidos nestas expressões por essa preposição (a que e ao qual).

É de notar que a utilização da locução pronominal o qual e das suas flexões não deve ser feita quando se trata de uma oração relativa adjectiva restritiva que não é iniciada por preposição, isto é, quando a oração desempenha a função de um adjectivo que restringe o significado do antecedente (ex.: o departamento [que está em análise = analisado] vai ser reestruturado; *o departamento o qual está em análise vai ser reestruturado [o asterisco indica agramaticalidade]).