PT
BR
Pesquisar
Definições



rocega

A forma rocegapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de rocegarrocegar], [terceira pessoa singular do presente do indicativo de rocegarrocegar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
rocegarocega
|é| |é|
( ro·ce·ga

ro·ce·ga

)


nome feminino

1. [Marinha] [Marinha] Acto de rocegar ou de procurar, com cabo apropriado, âncoras ou outros objectos perdidos no fundo de rios, de lagos ou do mar.

2. [Marinha] [Marinha] Cabo próprio para procurar objectos perdidos no fundo de rios, de lagos ou do mar.

etimologiaOrigem etimológica:derivação regressiva de rocegar.
rocegarrocegar
( ro·ce·gar

ro·ce·gar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

[Náutica] [Náutica] Procurar no fundo de rios, de lagos ou do mar, com a rocega ou cabo apropriado (ex.: rocegar âncoras). = DRAGAR, GRATEAR

etimologiaOrigem etimológica:catalão rossegar, arrastar.

Anagramas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta: perda de tempo ou perca de tempo?
As formas perda e perca são sinónimas, e encontram-se registadas como tal, por exemplo, no Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves (Coimbra Editora, 1966) e em dicionários como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Academia das Ciências/Verbo, 2001) ou o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Círculo de Leitores, 2002).

No entanto, a forma preferencial é perda, uma vez que a variante perca tem origem mais popular, devendo ser utilizada apenas em contextos mais informais.




Agradecia que me confirmassem se o superlativo absoluto sintético de pulcro é pulcríssimo.
O superlativo absoluto sintético de pulcro é pulquérrimo, derivado do superlativo latino pulcherrimus, do adjectivo pulcher, que está na origem etimológica de pulcro.