PT
BR
Pesquisar
Definições



rocia

A forma rociapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de rociarrociar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de rociarrociar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
rociarrociar
( ro·ci·ar

ro·ci·ar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo intransitivo

1. Cair orvalho ou rocio. = ORVALHAR

2. Depositar-se em forma de rocio.


verbo transitivo

3. Cobrir de orvalho ou de rocio. = ORVALHAR

4. Salpicar com pequenas gotas; molhar com borrifo. = ALJOFARAR, ASPERGIR, BORRIFAR, HUMEDECER

5. Espalhar sobre. = COBRIR

etimologiaOrigem etimológica:latim *roscidare, de roscidus, -a, -um, orvalhado.


Dúvidas linguísticas



A palavra moral é classificada como masculina ou feminina?
Tal como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a palavra moral é usada como masculina e como feminina, consoante o seu significado.

Enquanto substantivo, designando “estado de espírito, disposição”, a palavra moral é do género masculino: “É preciso levantar o moral dos jogadores!”. Nos restantes sentidos mencionados no Dicionário Priberam – “conjunto de costumes, regras”; “ética”; “lição, ensinamento” – o substantivo moral é do género feminino: “De acordo com a moral e os bons costumes.”; “Escreveu um artigo sobre os princípios da moral kantiana.”; “Qual é a moral da história dos Três Porquinhos?”.

Enquanto adjectivo, a palavra moral (= relativo aos costumes, à ética) é usada quer com nomes (substantivos) masculinos, quer com nomes femininos: “Temos o dever moral de ajudar os outros.”, “Há normas morais que é preciso cumprir.”.




Não será a palavra revivalismo portuguesa? Porque não existe no dicionário? Será um estrangeirismo? Mas quantos não foram já "absorvidos" por tão correntes no português escrito e falado?
A palavra revivalismo, apesar de não se encontrar na nomenclatura do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, encontra-se registada noutros dicionários de língua portuguesa como, por exemplo, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Academia das Ciências de Lisboa/Verbo, Lisboa, 2001). Deriva da palavra inglesa revivalism e refere-se ao ressurgimento de ideias, modas ou tendências que fizeram parte do passado.