Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

rifaram

3ª pess. pl. pret. perf. ind. de rifarrifar
3ª pess. pl. pret. m.-q.-perf. ind. de rifarrifar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ri·far ri·far

- ConjugarConjugar

verbo transitivo

1. Fazer rifa de; sortear por bilhetes numerados.

2. [Antigo]   [Antigo]  Roubar; bifar.

3. [Informal]   [Informal]  Desfazer-se de; separar-se de.

4. [Portugal: Minho]   [Portugal: Minho]  Ralhar.

5. Contender.

6. Rinchar brandamente.

pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

Em apenas oito meses e meio de desgoverno, roubaram e rifaram o que podiam do patrimônio e da soberania nacionais, numa rapina nunca antes vista...

Em nogueirajr.blogspot.com

Os golpistas rifaram o golpista mor..

Em Altamiro Borges

...dominado por denúncias seríssimas de corrupção contra homens do alto escalão do governo, que rifaram a nossa democracia na tentativa de se safarem da

Em Altamiro Borges

Raros rifaram a gravata, mas nem foi por isso que o Stephan Moccio (who??

Em dudesmodernos.com

Prontamente, o Palácio do Planalto e o Partido dos Trabalhadores rifaram o senador que aceitou ser líder do governo quando ninguém mais topou fazê-lo..

Em Resistência Democrática
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Como dizer correctamente: ...a área que mais lhe fascina ou ... a área que mais a fascina?
O verbo fascinar é tradicionalmente registado nos dicionários como transitivo directo, isto é, como um verbo que selecciona um complemento nominal obrigatório que não é introduzido por uma preposição (ex.: esta área fascinou o aluno), não sendo consideradas aceitáveis construções com um complemento indirecto, isto é, um complemento nominal obrigatório introduzido por uma preposição (ex.: *esta área fascinou ao aluno; o asterisco indica agramaticalidade). Quando há pronominalização dos complementos de terceira pessoa, o complemento directo corresponde aos pronomes pessoais o, a os, as e o complemento indirecto aos pronomes pessoais lhe, lhes. Assim, relativamente aos exemplos acima referidos, a pronominalização do complemento directo da frase esta área fascinou o aluno deve ser feita com o pronome o (esta área fascinou-o), pois trata-se de um complemento directo, e não com o pronome lhe (*esta área fascinou-lhe).

Em relação às frases apontadas na dúvida colocada, o caso é o mesmo. Deverá ser usada a construção a área que mais a fascina (equivalente a a área que mais fascina alguém) e não a construção *a área que mais lhe fascina (equivalente a *a área que mais fascina a alguém).




Não será a palavra revivalismo portuguesa? Porque não existe no dicionário? Será um estrangeirismo? Mas quantos não foram já "absorvidos" por tão correntes no português escrito e falado?
A palavra revivalismo, apesar de não se encontrar na nomenclatura do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, encontra-se registada noutros dicionários de língua portuguesa como, por exemplo, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Academia das Ciências de Lisboa/Verbo, Lisboa, 2001). Deriva da palavra inglesa revivalism e refere-se ao ressurgimento de ideias, modas ou tendências que fizeram parte do passado.
pub

Palavra do dia

o·ven·çal o·ven·çal


(ovença + -al)
nome masculino

1. [Antigo]   [Antigo]  Pessoa encarregada de uma despensa. = DESPENSEIRO, ECÓNOMO

2. [Antigo]   [Antigo]  Cobrador de rendas.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/rifaram [consultado em 19-10-2021]