PT
BR
Pesquisar
Definições



revivifiquemos

A forma revivifiquemospode ser [primeira pessoa plural do imperativo de revivificarrevivificar] ou [primeira pessoa plural do presente do conjuntivo de revivificarrevivificar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
revivificarrevivificar
( re·vi·vi·fi·car

re·vi·vi·fi·car

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Vivificar de novo; dar nova vida a.

2. [Figurado] [Figurado] Reanimar; despertar.

revivifiquemosrevivifiquemos

Auxiliares de tradução

Traduzir "revivifiquemos" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber como se denomina um período de cinco meses de cada ano.
Nos dicionários e vocabulários por nós consultados não encontrámos atestada nenhuma palavra que corresponda ao significado pretendido. No entanto, há um conjunto de palavras, derivadas directamente do latim, que designam períodos de x meses (cf. bimestre, trimestre, quadrimestre, semestre, septimestre, decemestre), pelo que, pela mesma lógica, é possível utilizar para um período de cinco meses a palavra quinquemestre (do latim quinquemestris, -e), que, apesar de não estar dicionarizada, respeita a mesma adaptação ao português das palavras acima referidas (note-se que quinque- é um elemento composicional que forma outras palavras em português, como quinquecelular ou quinquídio).



Gostaria que me esclarecessem acerca da leitura da palavra austero. Na 2ª sílaba dever-se-á ler como uma vogal aberta ou fechada? Ainda que a palavra em questão não contenha qualquer acento, qual a forma de leitura: áustero ou austéro?
O adjectivo austero é uma palavra grave, isto é, tem o acento de intensidade na penúltima sílaba (austero) e a pronúncia da vogal desta sílaba deverá ser e aberto (idêntico ao e da palavra ). Se esta palavra fosse esdrúxula, isto é, acentuada na antepenúltima sílaba, teria de apresentar acento gráfico (*áustero; o asterisco indica incorrecção ortográfica), como todas as palavras esdrúxulas do português (ex.: antídoto, cálice, cómico, técnico, telúrico).