Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

renitente

renitenterenitente | adj. 2 g.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

re·ni·ten·te re·ni·ten·te


adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. Que renite.

2. Que não cede, que persiste na sua opinião. = INFLEXÍVEL, OBSTINADO

Confrontar: retinente.
pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "renitente" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

abalar a postura renitente do administrador judicial do emblema andaluz, mas que ainda não terá produzido efeitos..

Em Fora-de-jogo

A Teresa fica um pouco renitente quando a Clarinha fala nas refeições, pois como é para crianças, tem que haver...

Em MINHA P

...não tinha de ser assim, A verdade era um estado de espírito, Azulado e renitente em explorar o desconhecido

Em Inatingivel

...oferta de empréstimo com opção de compra, mas, relatam no Brasil, o jogador está renitente em aceitar um regresso ao país, preferindo manter-se num

Em Fora-de-jogo

outro, porque a SAD verde e branca estaria renitente em pagar mais do que os alemães deram ao Feyenoord para contratar o defesa,...

Em Fora-de-jogo
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostava de saber se está correcta a repetição da preposição pelo na formulação a seguir: No quadro do seu périplo pelo Ruanda, pelo Burundi, pela RD Congo e pela Tanzânia, o fulano vai encontrar-se com o sicrano.
Não há nenhuma incorrecção na repetição da contracção pelo/pela na frase que refere. Pelo contrário, alguns gramáticos recomendam inclusivamente que, numa enumeração de substantivos, se for utilizado o artigo definido antes do primeiro, devem ser utilizados artigos definidos antes dos restantes substantivos (cf. CUNHA e CINTRA, Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa: João Sá da Costa, 14ª ed., 1998, p.235). Isto aplica-se nesta frase, pois pelo/pela são contracções da preposição por com os artigos definidos o/a.



Pretendo esclarecer a seguinte dúvida: deve escrever-se ir DE ENCONTRO às necessidades dos clientes ou ir AO ENCONTRO das necessidades dos clientes.
Apesar de serem frequentemente confundidas, as locuções prepositivas ao encontro de e de encontro a têm significados diferentes e chegam a ser antónimas. Assim, a locução ao encontro de pode significar “na direcção de”, “à procura de” ou “em consonância com” (ex.: queria ir ao encontro das necessidades dos clientes). Pelo contrário, a locução de encontro a pode significar “em sentido oposto”, podendo ser sinónimo da preposição contra (ex.: não podia ir de encontro às necessidades dos clientes).
Estas duas locuções podem formar locuções verbais em conjugação com vários verbos (ex. correr/ir/vir ao encontro de; ir/surgir/vir de encontro a), com significados semelhantes, como se pode ver nos exemplos acima.

pub

Palavra do dia

me·lo·fi·li·a me·lo·fi·li·a


(melo- + -filia)
nome feminino

Gosto pela música. = MELOMANIA, MUSICOFILIA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/renitente [consultado em 01-10-2022]