PT
BR
Pesquisar
Definições



regalados

A forma regaladospode ser [masculino plural de regaladoregalado] ou [masculino plural particípio passado de regalarregalar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
regalarregalar
( re·ga·lar

re·ga·lar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Tratar com regalo; causar prazer a.

2. Presentear; mimosear.

3. Recrear, regozijar.

4. Arregalar.

5. [Irónico] [Irônico] Maltratar com.


verbo pronominal

6. Tratar-se com regalo.

7. Sentir grande prazer.

regaladoregalado
( re·ga·la·do

re·ga·la·do

)


adjectivoadjetivo

1. Que se regalou.

2. Que vive com regalo, que é tratado com regalo.

3. Em que há regalo ou prazeres.

4. Que produz regalo ou prazer.


advérbio

5. Com regalo, com mimo.

regaladosregalados

Auxiliares de tradução

Traduzir "regalados" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se a palavra conscientizar existe. Temos tido algum debate sobre isso porque, apesar de muito usada, não consta aqui no dicionário.
O verbo conscientizar encontra-se registado no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Este verbo é formado através da adjunção do sufixo -izar (que é muito produtivo na formação de verbos) ao adjectivo consciente, para obter o significado "tornar consciente" ou "fazer perceber". Este verbo é sinónimo de consciencializar, que, por sua vez, se forma pela adjunção do mesmo sufixo -izar ao adjectivo consciencial (adjectivo pouco usado, que designa aquilo que é relativo à consciência). Pesquisas em corpora e motores de busca na internet parecem indicar que o verbo conscientizar é mais usado no Brasil e que o verbo consciencializar é mais usado em Portugal.



Na frase "Isto não lhe arrefece o ânimo", qual é o sujeito?
A frase que refere é apresentada na Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra (Lisboa: Ed. João Sá da Costa, 1998, 14.ª ed., p. 126), como exemplo de uma frase em que um pronome demonstrativo (isto) tem função de sujeito. Há vários critérios para identificar o sujeito numa frase, nomeadamente critérios de concordância em número entre o sujeito e o verbo (o pronome isto implica, por exemplo, que o verbo esteja no singular).