Significado de refregue-no-los

    A forma refregue-no-lospode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de refregarrefregar], [terceira pessoa singular do imperativo de refregarrefregar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de refregarrefregar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    refregarrefregar
    ( re·fre·gar

    re·fre·gar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo intransitivo

    Lutar; brigar; combater; travar peleja.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    referta | n. f.

    Contenda; altercação....


    refregar | v. intr.

    Lutar; brigar; combater; travar peleja....


    refrega | n. f.

    Combate; recontro; peleja....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "refregue-no-los" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Tenho uma dúvida na utilização dos pronomes "lhe" ou "o". Por exemplo, nesta frase, qual é a forma correta: "para Carlos não lhe perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda" ou " para Carlos não o perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda"?


      Continuo, apesar de tudo, com dúvidas quanto a a(o) síndrome(a) ou o(a) sindroma. O novo acordo esclarece a situação? P.ex., como se deve escrever "o síndrome plurimetabólico" ou "a síndrome plurimetabólica" ou, ainda, "o sindroma plurimetabólico"?