Significado de quilate-se-lhe

    A forma quilate-se-lhepode ser [masculino singular de quilatequilate], [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de quilatarquilatar], [terceira pessoa singular do imperativo de quilatarquilatar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de quilatarquilatar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    quilatarquilatar
    ( qui·la·tar

    qui·la·tar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Determinar o quilate de.

    2. [Figurado] [Figurado] Avaliar, apreciar.

    verbo transitivo e pronominal

    3. Tornar ou ficar melhor ou mais perfeito. = ACRISOLAR, APERFEIÇOAR

    = SinónimoSinônimo geral: AQUILATAR

    etimologiaOrigem:quilate + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    quilatequilate
    ( qui·la·te

    qui·la·te

    )

    nome masculino

    1. Quantidade de ouro fino contido numa liga, expressa em vinte e quatro avos da massa total. = CARATE

    2. Unidade de medida de peso, equivalente a 200 miligramas, usada no comércio de diamantes e pedras preciosas. = CARATE, QUILATE MÉTRICO

    3. [Figurado] [Figurado] Predicado, excelência, superioridade.


    quilate métrico

    •Unidade de medida de peso, equivalente a 200 miligramas, usada no comércio de diamantes e pedras preciosas. = CARATE, QUILATE

    etimologiaOrigem:árabe qirat, medida de peso.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "quilate-se-lhe" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    quilateira | n. f.

    Peneira para avaliar o quilate das pedras preciosas pelo seu volume....


    contraste | n. m.

    Oposição entre pessoas ou coisas....


    mate | n. m.

    Espécie de quilate com que se avaliava a pureza do ouro em Malaca....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "quilate-se-lhe" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Na frase que se segue, como devem ser conjugados os verbos jogar e vibrar? Fiquei observando Vítor, Rose e Flávia jogar e vibrar com o jogo. E nesta outra frase, o verbo tivera foi empregado de maneira correta? Ana melhorou, mas tivera que ficar internada em repouso pois estava doente.


      Numa frase em que se queira dizer para não continuar ou não voltar a ser escravo/servo de algo ou alguém, está correto "não sirvamos mais o.." ou "não sirvamos mais ao..."? Que opção está correta e porquê?