PT
BR
Pesquisar
Definições



quelhas

A forma quelhasé [feminino plural de quelhaquelha].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
quelhaquelha
|â| ou |ê| |ê|
( que·lha

que·lha

)
Imagem

Caminho rústico estreito, geralmente entre muros ou valados.


nome feminino

1. Calha ou sulco para escoar ou conduzir água ou outros líquidos.

2. Cano descoberto.

3. Caminho rústico estreito, geralmente entre muros ou valados.Imagem = AZINHAGA, QUELHO

4. Rua muito estreita.Imagem = QUELHO, RUELA, VIELA

5. Peça que leva o grão da tremonha para o olho da mó do moinho.

6. [Regionalismo] [Regionalismo] [Agricultura] [Agricultura] Socalco de terra lavradia.

7. [Ictiologia] [Ictiologia] Peixe de esqueleto cartilaginoso da família dos carcarrinídeos (Prionace glauca), de grande porte, com corpo alongado e focinho cónico, dorso azulado e ventre esbranquiçado. = TINTUREIRA, TUBARÃO-AZUL, TUBARÃO-TINTUREIRA

etimologiaOrigem etimológica:latim canalicula, -ae, pequena conduta, pequeno canal.


Dúvidas linguísticas



A utilização da expressão à séria nunca foi tão utilizada. Quanto a mim esta expressão não faz qualquer sentido. Porque não utiliz am a expressão a sério?
A locução à séria segue a construção de outras tantas que são comuns na nossa língua (junção da contracção à com uma substantivação feminina de um adjectivo, formando locuções com valor adverbial): à antiga, à portuguesa, à muda, à moderna, à ligeira, à larga, à justa, à doida, etc.

Assim, a co-ocorrência de ambas as locuções pode ser pacífica, partindo do princípio que à séria se usará num contexto mais informal que a sério, que continua a ser a única das duas que se encontra dicionarizada. Bastará fazer uma pesquisa num motor de busca na internet para se aferir que à séria é comummente utilizada em textos de carácter mais informal ou cujo destinatário é um público jovem; a sério continua a ser a que apresenta mais ocorrências (num rácio de 566 para 31800!).




Em que situações utilizamos a conjunção e seguida da vírgula (e,)?
É importante sublinhar que o uso da vírgula, como o da pontuação em geral, é complexo, pois está intimamente ligado à decomposição sintáctica, lógica e discursiva das frases (por favor consulte a dúvida vírgula antes da conjunção e). Em termos muito gerais, pode dizer-se ainda que a vírgula se destina a ser usada com duas funções distintas: por um lado marca coordenações ou disjunções, isto é, com função idêntica às conjunções e, ou, nem (ex.: nabos, cenouras, batatas idêntico a nabos e cenouras e batatas ou a nabos ou cenouras ou batatas), por outro lado, marca um leque muito variado de estruturas sintácticas.

Especificamente sobre a questão colocada, a vírgula pode surgir depois da conjunção e se houver necessidade de ser utilizada para isolar estruturas sintácticas entre vírgulas, especialmente adjuntos adverbiais deslocados (ex.: A beterraba é usada na alimentação e, industrialmente, na produção de açúcar.) e orações intercaladas (ex.: A beterraba é usada na alimentação e, continuou o orador, na produção de açúcar.).