PT
BR
Pesquisar
Definições



qualificativa

A forma qualificativapode ser [feminino singular de qualificativoqualificativo] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
qualificativaqualificativa
( qua·li·fi·ca·ti·va

qua·li·fi·ca·ti·va

)


nome feminino

Prova ou fase de competição em que se pode adquirir direito de participar numa prova mais importante ou numa fase posterior de competição (ex.: esta é uma qualificativa para os jogos olímpicos; venceu a primeira qualificativa). = QUALIFICATÓRIA

etimologiaOrigem etimológica:feminino de qualificativo.
qualificativoqualificativo
( qua·li·fi·ca·ti·vo

qua·li·fi·ca·ti·vo

)


adjectivoadjetivo

1. Que atribui qualificação; que qualifica (ex.: dados qualificativos; parâmetros qualificativos). = QUALIFICADOR, QUALIFICATÓRIO

2. Que pode dar direito a participar numa prova desportiva ou a passar a uma fase posterior (ex.: eliminatórias qualificativas; prova qualificativa; ronda qualificativa; torneio qualificativo). = QUALIFICATÓRIO


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

3. Que ou palavra que exprime a qualidade, o modo de ser (ex.: adjectivo qualificativo; usou qualificativos depreciativos para definir o candidato).

etimologiaOrigem etimológica:qualificar + -tivo.

Auxiliares de tradução

Traduzir "qualificativa" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Peço desculpa pelo incómodo, mas já pesquisei em centenas de sítios e não descobri o que pretendo. Vocês sabem qual a palavra para quinhentos equivalente a centésimo para cem?
O numeral correspondente a uma posição 500 (numeral ordinal) ou a uma das 500 partes de um todo (numeral fraccionário) é quingentésimo, como poderá verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.



Ao fazer a pesquisa do termo prescindir, observei que constava como verbo intransitivo. Pesquisei, no entanto, no dicionário Aurélio e constava como verbo transitivo. Gostaria de alertar para esse possível erro.
Apesar de, actualmente, o verbo prescindir dever ser considerado um verbo transitivo indirecto, como faz o Aurélio, a classificação mais tradicional em dicionários portugueses (diferentemente de dicionários brasileiros como o Aurélio ou o Houaiss) é classificar verbos com regência de proposições que não sejam a (como "entregar a") como intransitivos (como é o caso de "prescindir de"). Em casos semelhantes, é normal encontrar discrepâncias entre dicionários portugueses e brasileiros, sendo a classificação dos segundos geralmente mais rigorosa.