PT
BR
    Definições



    purinha

    A forma purinhaé [derivação feminino singular de puropuro].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    puropuro
    ( pu·ro

    pu·ro

    )


    adjectivoadjetivo

    1. Sem mistura; límpido; genuíno.

    2. Virginal; imaculado; inocente, casto.

    3. Verdadeiro; exclusivo; natural; único.

    4. Sincero; suave.

    5. Que não tem outras interpretações, especificações ou complexidades; que não é mais do que aquilo que é (ex.: não morreram naquela ocasião por pura sorte). [Usa-se geralmente antes de nome.] = MERO, SIMPLES

    6. Correcto, irrepreensível.

    7. Mavioso.

    8. Incontestável.

    9. Fiel, exacto.

    10. Que ainda não foi corrido (touro).


    à pura força

    À viva força.

    em pura perda

    Sem proveito algum.

    etimologiaOrigem: latim purus, -a, -um, limpo, sem manchas, imaculado, casto, puro, sem mistura, natural, sem adornos, incondicional, absoluto, não profanado, inexplorado.
    Significado de puroSignificado de puro

    Secção de palavras relacionadas

    iconeConfrontar: poro.


    Dúvidas linguísticas


    Se me permitem, vou transcrever-vos duas frases que me surgiram e alterei, por senti-las erradas. Agradeço antecipadamente a vossa ajuda. Frase 1: A estabilidade e a sincronização facultam-nos o grau de previsibilidade que precisamos para funcionarmos como indivíduos em grupos sociais e especialmente na economia. Para além de ter corrigido o que precisamos - parece-me que deve ser de que precisamos, lá vem a grande questão. Transformei o funcionarmos em funcionar. De que precisamos para funcionar. Puro instinto, e espero que acertado. Há uma regra geral? Frase 2: E das velhinhas enregeladas, nas escadarias dos edifícios públicos, a tentar vender uma esferográfica ou uma pega de cozinha – os seus únicos pertences. Aqui foi o contrário. Achei que o correcto seria a tentarem vender.


    Qual das expressões é a mais correcta? - "É suposto que o cão regresse a casa"; - "Supõe-se que o cão regresse a casa"; - "É suposto o cão regressar a casa"