PT
BR
    Definições



    purinho

    A forma purinhoé [derivação masculino singular de puropuro].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    puropuro
    ( pu·ro

    pu·ro

    )


    adjectivoadjetivo

    1. Sem mistura; límpido; genuíno.

    2. Virginal; imaculado; inocente, casto.

    3. Verdadeiro; exclusivo; natural; único.

    4. Sincero; suave.

    5. Que não tem outras interpretações, especificações ou complexidades; que não é mais do que aquilo que é (ex.: não morreram naquela ocasião por pura sorte). [Usa-se geralmente antes de nome.] = MERO, SIMPLES

    6. Correcto, irrepreensível.

    7. Mavioso.

    8. Incontestável.

    9. Fiel, exacto.

    10. Que ainda não foi corrido (touro).


    à pura força

    À viva força.

    em pura perda

    Sem proveito algum.

    etimologiaOrigem:latim purus, -a, -um, limpo, sem manchas, imaculado, casto, puro, sem mistura, natural, sem adornos, incondicional, absoluto, não profanado, inexplorado.

    Secção de palavras relacionadas

    iconeConfrontar: poro.
    Significado de puro


    Dúvidas linguísticas


    Relativamente à resposta 3416 ("plural de pixel/píxel") há uma questão que não está a ser respeitada e é importante. Pixel é uma unidade e, cientificamente falando, unidades não têm plural por isso não deveria ser nem pixels nem píxeis, mas Pixel. É comum usar plural em unidades comuns como o metro, mas não quer dizer que esteja correcto, afinal também é comum dizer a grama em vez de o grama. Se aprendemos a dizer 10Newton, 20Hertz, 40Tesla, porque não podemos aprender 10 metro ou 20 Pixel?


    Uso, frequentemente, o vosso dicionário para esclarecer algumas dúvidas de palavras no português europeu. Ultimamente tenho me deparado com algumas escritas enviesadas a propósito do novo acordo ortográfico. É nesse sentido que mais recorro ao vosso dicionário, uma vez que esclarecem as palavras de dupla grafia. Tem sido bastante útil e parabenizo-vos pelo projeto. Porém, reparei que a palavra contacto, no vosso dicionário, surge como grafia única, quando deverá ser de dupla grafia (contacto ou contato).