PT
BR
Pesquisar
Definições



pungíramos

A forma pungíramosé [primeira pessoa plural do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de pungirpungir].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
pungirpungir
( pun·gir

pun·gir

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Picar.

2. [Figurado] [Figurado] Estimular; incitar.

3. Atormentar; afligir.

4. Magoar moralmente.

5. Sentir-se comovido por.


verbo intransitivo

6. Sair com dor.

7. Começar a apontar ou a aparecer (a barba, a vegetação).

etimologiaOrigem etimológica:latim pungo, -ere, picar, furar.

pungíramospungíramos


Dúvidas linguísticas



Por que NATO e não OTAN?
Não há nenhum motivo linguístico para preferir a sigla NATO (nome oficial da organização e sigla de North Atlantic Treaty Organization) à sigla OTAN (de Organização do Tratado do Atlântico Norte). A designação OTAN não é geralmente utilizada nos meios de comunicação social, razão pela qual a forma NATO se deve ter tornado a mais vulgarizada. O facto de ser um acrónimo fácil de pronunciar também poderá ter ajudado a que NATO seja a forma mais divulgada.

Por essa mesma razão, o acrónimo ONU (Organização das Nações Unidas) foi preferido em relação ao acrónimo inglês UN (sigla oficial da organização United Nations), uma vez que esta sigla não permite a sua pronúncia como uma palavra de formação regular no português.




Gostaria que me esclarecessem acerca da leitura da palavra austero. Na 2ª sílaba dever-se-á ler como uma vogal aberta ou fechada? Ainda que a palavra em questão não contenha qualquer acento, qual a forma de leitura: áustero ou austéro?
O adjectivo austero é uma palavra grave, isto é, tem o acento de intensidade na penúltima sílaba (austero) e a pronúncia da vogal desta sílaba deverá ser e aberto (idêntico ao e da palavra ). Se esta palavra fosse esdrúxula, isto é, acentuada na antepenúltima sílaba, teria de apresentar acento gráfico (*áustero; o asterisco indica incorrecção ortográfica), como todas as palavras esdrúxulas do português (ex.: antídoto, cálice, cómico, técnico, telúrico).