PT
BR
Pesquisar
Definições



pronação

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
pronaçãopronação
( pro·na·ção

pro·na·ção

)
Imagem

AnatomiaAnatomia

Posição de quem está deitado com o peito para baixo, por oposição à supinação; posição de bruços.


nome feminino

1. [Anatomia] [Anatomia] Posição de quem está deitado com o peito para baixo, por oposição à supinação; posição de bruços.Imagem

2. [Fisiologia] [Fisiologia] Posição ou movimento da mão e do antebraço, de forma a que o polegar fique do lado interior do corpo e a palma virada para baixo, por oposição à supinação.

3. [Fisiologia] [Fisiologia] Movimento natural do pé que, depois de tocar no chão com o exterior do calcanhar, se desloca para baixo e apoia-se enquanto a perna roda para dentro.

4. Pisada com rotação interna excessiva do pé e do tornozelo.

etimologiaOrigem etimológica:latim tardio pronatio, -onis, do latim pronus, -a, -um, que pende para diante, inclinado para a frente, em declive.

Auxiliares de tradução

Traduzir "pronação" para: Espanhol Francês Inglês

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Em uma determinada frase foi usado: "Em acontecendo que o caso seja revisto..... "
Esta construção da frase acima está correta?
No português contemporâneo, a construção com o gerúndio antecedido da preposição em é possível, apesar de relativamente rara.

Esta construção é enfática, não acrescenta nenhuma informação ao uso do gerúndio simples. É possível encontrá-la com uma função adverbial, geralmente para indicar simultaneidade ou anterioridade imediata (ex.: em chegando o tempo quente, vamos à praia), ou ainda para indicar um valor condicional (ex.: em querendo [= se ele quiser], ele consegue; em sendo necessário [= se for necessário], eu venho cá ajudar).




Tenho alguma dificuldade em confirmar qual a forma correcta da(s) palavra(s) cofinanciar (cofinanciamento) ou co-financiar (co-financiamento).
Segundo o Acordo Ortográfico de 1945, o prefixo co- obriga em geral à utilização do hífen, independentemente da palavra que precede. Assim, deverá escrever co-financiar e co-financiamento.

Segundo o Acordo Ortográfico de 1990, estas palavras deixam de ter hífen: cofinanciar e cofinanciamento.