PT
BR
Pesquisar
Definições



primo-infecção

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
primo-infecçãoprimo-infeção ou primo-infecçãoprimoinfecção
|èç| ou |ècç| |èç| ou |ècç| |ècç|
( pri·mo·-in·fec·ção pri·mo·-in·fe·ção ou pri·mo·-in·fec·ção

pri·mo·in·fec·ção

)


nome feminino

[Medicina] [Medicina] Primeiro ataque ao organismo por um germe cujo aparecimento se caracteriza pela positividade ("viragem") da cutirreacção (ex.: primo-infecção tuberculosa). = PRIMINFECÇÃO

etimologiaOrigem etimológica:latim primus, -a, -um, que está à frente, primeiro, principal + infecção.
sinonimo ou antonimo Dupla grafia pelo Acordo Ortográfico de 1990: primo-infeção ou primo-infecção.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: primo-infecção.
grafiaGrafia no Brasil:primoinfecção.
grafiaGrafia no Brasil:primoinfecção.
grafiaGrafia em Portugal:primo-infecção.
grafiaGrafia em Portugal:primo-infeção.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



USO CAPEÃO: é uma figura que se utiliza em direito, em que a pessoa solicita a propriedade de um terreno ou objecto que está na sua posse há bastante tempo mas não tem documento que prove essa posse. A palavra capeão ( ou capião ??) tem o sentido de posse.
À figura jurídica a que se refere dá-se o nome de usucapião (derivado do latim usucapionem), como poderá verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.



Num trabalho escolar estou encarregado de conseguir o máximo de palavras com 15 e 19 letras, incluindo gírias. Se pudessem me ajudar eu estaria muito grato. Tentei procurar no seu site mas não consegui.
Não sendo nossa intenção substituir-nos ao esforço e empenhamento que deve implicar um trabalho de casa, segue uma breve amostra de algumas palavras com o número de letras que menciona.

A língua tem muitas mais; para encontrar outras, basta usar alguns mecanismos de derivação (por exemplo, usar adjectivos de 10 ou 14 letras seguidos do sufixo -mente para formar advérbios de modo de 15 ou 19 letras). Com um pouco de esforço e criatividade é possível aumentar a lista.

Palavras com 15 letras: cinematográfico, desaconselhável, espiritualidade, fundamentalismo, microcomputador, narcotraficante, obrigatoriedade, particularidade, telecomunicação, vulnerabilidade.

Palavras com 19 letras: antiparlamentarista, bacteriologicamente, constitucionalidade, descongestionamento, estenodatilográfico, fantasmagoricamente, galvanocauterização, impressionantemente, laringofaringíticos, misericordiosamente.