PT
BR
Pesquisar
Definições



primor

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
primorprimor
|ô| |ô|
( pri·mor

pri·mor

)


nome masculino

1. Trabalho muito delicado ou feito com muita perfeição. = OBRA-PRIMA, PERFEIÇÃO

2. Grande cuidado na execução de algo. = DELICADEZA, ESMERO, PERFEIÇÃO

3. Grande qualidade. = EXCELÊNCIA, PERFEIÇÃO

4. Primeiro fruto.

etimologiaOrigem etimológica:latim primoris, -e, primeiro.


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.




Gostaria de saber como se designa o especialista que pratica a ortodontia. Pode designar-se ortodontista?
Um especialista em ortodontia é designado por ortodontista, como poderá confirmar no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa ou no Dicionário Médico, da Climepsi Editores, obra através da qual poderá esclarecer muitas dúvidas acerca das especialidades médicas.