Significado de prestem-se-ta

    A forma prestem-se-tapode ser [terceira pessoa plural do imperativo de prestarprestar] ou [terceira pessoa plural do presente do conjuntivo de prestarprestar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    prestarprestar
    ( pres·tar

    pres·tar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Tornar disponível ou acessível (ex.: a empresa presta serviços na área da manutenção e reparação; ninguém prestou apoio; prestaram-lhes todos os cuidados necessários). = CONCEDER, DAR, DISPENSAR

    2. Ser causador ou transmissor de algo (ex.: esta luz presta à sala um outro ar). = COMUNICAR, EMPRESTAR, TRANSMITIR

    3. Dedicar; render (ex.: prestar homenagem).

    verbo transitivo e intransitivo

    4. Estar ao alcance de alguém para ser útil; ter préstimo ou utilidade. = APROVEITAR, SERVIR

    verbo intransitivo

    5. Ter qualidades (ex.: este artigo presta, mas aquele não; esse grupo não presta).

    verbo pronominal

    6. Mostrar-se bom ou próprio para determinado efeito ou objetivo (ex.: o tema presta-se a horas de conversa). = ADAPTAR-SE, ADEQUAR-SE, AJEITAR-SE

    7. Receber ou admitir o que é oferecido ou o que acontece (ex.: ele prestou-se a ser cobaia na experiência; prestava-se a tudo para agradar). = ACEITAR, CONSENTIR, OFERECER-SE

    etimologiaOrigem:latim praesto, -are.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "prestem-se-ta" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    caucionante | adj. 2 g.

    Que dá ou presta caução....


    emérito | adj.

    Que se reformou ou aposentou, mantendo ainda algumas funções e regalias inerentes ao cargo (ex.: bispo emérito)....


    estafado | adj.

    Que se estafou; que não tem forças....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "prestem-se-ta" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      Gostaria de saber porque é que que o verbo miar, e outros que indicam o modo de comunicação de animais irracionais, só se conjuga na 3ª pessoa. E assim sendo, a frase "Quando tu mias assim fico contente" teria um erro ortográfico? Não se pode falar em discurso directo com um animal? Não se pode reproduzir um diálogo (miado) entre gatos, escrevendo "Tu mias muito bem, mas não me alegras".