Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

preparam

3ª pess. pl. pres. ind. de prepararpreparar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

pre·pa·rar pre·pa·rar

- ConjugarConjugar

verbo transitivo

1. Aprontar, arranjar.

2. Dispor.

3. Compor.

4. Coordenar.

5. Predispor, habilitar.

6. Armar, maquinar.

7. [Química]   [Química]  Obter (um corpo qualquer) por meio de composição ou decomposição.

8. [Figurado]   [Figurado]  Provocar, excitar, fomentar.

9. [Farmácia]   [Farmácia]  Manipular, dosear, combinar.

10. [Agricultura]   [Agricultura]  Amanhar.

11. [Jurídico, Jurisprudência]   [Jurídico, Jurisprudência]  Depositar em poder do escrivão respectivo a quantia suficiente para garantir o pagamento das custas (ex.: preparar uma causa; preparar um recurso).

verbo pronominal

12. Arranjar-se, dispor-se, ataviar-se.

13. Armar-se, prevenir-se.

14. Aparelhar-se.

15. Ensaiar-se.

16. Habilitar-se (estudando).

17. Estar prestes a manifestar-se.


preparar!
Voz de comando para engatilhar a arma e dispô-la para ser apontada.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "preparam" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Tem-nos custado jogar contra estas equipas, porque se preparam muito bem para nos defrontar, mas temos estado muito fortes nos momentos difíceis..

Em HELDER BARROS

...Vale do Cariri, da Chapada do Araripe e do sertão cearense que agora se preparam para acolhê-lo como pastor dos romeiros do Reino..

Em Blog da Sagrada Família

Enquanto os fãs se preparam para o novo capítulo na saga criada por Wes Craven e Kevin Williamson, oferecemos...

Em Caderno B

todo, as companhias aéreas que operam em climas adversos se preparam bem para lidar com os desafios que surgem com essas operações..

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

Jane Fonda, Lily Tomlin e Sam Waterston preparam -se para enaltecer as actividades do Greenpeace , mas surge June Diane Raphael..

Em sound + vision
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber como se escreve um valor quebrado de porcentagem por extenso. Pois se 10% eu escrevo "dez por cento", então como eu escreveria 10,30%?
Para escrever por extenso um número inteiro seguido de um valor fraccionário decimal (ex.: 10,30%), poderá referir a vírgula por extenso (ex.: dez vírgula trinta por cento ou dez vírgula três por cento) ou, alternativamente (e esta será uma forma menos usual), utilizar os numerais fraccionários a seguir aos numerais cardinais (ex.: dez e trinta centésimos por cento ou dez e três décimos por cento). Nesta última hipótese, pode ainda ser usado o adjectivo inteiro para melhor distinguir os numerais cardinais dos fraccionários (ex.: dez inteiros e trinta centésimos por cento ou dez inteiros e três décimos por cento) ou ainda utilizar o adjectivo percentual em vez da locução por cento (ex.: dez e trinta centésimos percentuais; dez e três décimos percentuais). Perante as várias possibilidades, é de referir que a opção tomada deverá ser mantida ao longo de um mesmo texto, sempre que referir este tipo de números, por uma questão de coerência textual.



Monitorar ou monitorizar?
Os verbos monitorar e monitorizar são formações correctas a partir do substantivo monitor, a que se junta o sufixo verbal -ar ou -izar, e têm o mesmo significado, pelo que são sinónimos. A opção por um ou por outro cabe ao utilizador; no entanto, os dicionários que seguem a norma europeia da língua portuguesa parecem preferir a forma monitorizar, pois é esta a única forma que aparece registada no Grande Dicionário Língua Portuguesa (Porto Editora, 2004) ou no Grande Vocabulário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado (Âncora Editora, 2001) e a edição portuguesa do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Círculo de Leitores, 2002) remete monitorar para monitorizar. Os dicionários que seguem a norma brasileira da língua portuguesa remetem geralmente monitorizar para monitorar, como é o caso da edição brasileira do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Objetiva, 2001) ou do Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa (Positivo, 2004).
pub

Palavra do dia

ses·qui·pe·dal ses·qui·pe·dal


(latim sesquipedalis, -e)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. Que tem pé e meio de comprido.

2. [Jocoso]   [Jocoso]  Que é muito grande (ex.: ignorância sesquipedal; versos sesquipedais).

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/preparam [consultado em 23-01-2022]