Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
pré-fabricadopré-fabricado | adj. | s. m.
prefabricadoprefabricado | adj. | s. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

pré·-fa·bri·ca·do pré·-fa·bri·ca·do
(pré- + fabricado)
adjectivo
adjetivo

1. Que é fabricado antecipadamente, em componentes estandardizados separados, para ser montado no lugar onde vai ficar instalado (ex.: pavilhão pré-fabricado; laje pré-fabricada).

2. [Depreciativo]   [Depreciativo]  Que foi preparado com antecedência (ex.: respostas pré-fabricadas).ESPONTÂNEO

substantivo masculino

3. Construção fabricada antecipadamente em componentes estandardizados separados e montada no lugar onde vai ficar instalada (ex.: durante anos, as aulas decorreram num pré-fabricado de madeira).


SinónimoSinônimo Geral: PREFABRICADO

Plural: pré-fabricados.Plural: pré-fabricados.

Ver também dúvida linguística: prefabricado / pré-fabricado.

pre·fa·bri·ca·do pre·fa·bri·ca·do
(particípio de prefabricar)
adjectivo
adjetivo

1. Que é fabricado antecipadamente, em componentes estandardizados separados, para ser montado no lugar onde vai ficar instalado (ex.: casa prefabricada; módulo prefabricado).

2. [Depreciativo]   [Depreciativo]  Que foi preparado com antecedência (ex.: discurso prefabricado).ESPONTÂNEO

substantivo masculino

3. Construção fabricada antecipadamente em componentes estandardizados separados e montada no lugar onde vai ficar instalada (ex.: o centro de acolhimento é um prefabricado com várias salas).


SinónimoSinônimo Geral: PRÉ-FABRICADO


Ver também dúvida linguística: prefabricado / pré-fabricado.
pub

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber se abasurdido ou abazurdido existem na língua portuguesa. Já as vi escritas e já as ouvi, mas em vários dicionários nada encontro. Verifico que estão sempre num contexto em que significam atónito, espantado, etc.
O adjectivo abasurdido não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, apesar de ter bastantes ocorrências em corpora e motores de pesquisa da Internet, com o significado de “espantado, surpreendido” (ex.: ela ficou abasurdida com a notícia; o comentário deixou-o abasurdido). É provável que a sua origem esteja no francês abasourdi, que significa “atordoado por um grande barulho” e “atordoado por algo surpreendente”. A grafia com s é preferencial, pelo facto de se manter fiel à grafia do étimo francês.



Sou assíduo consultor do site da Priberam para dúvidas sobre significação de palavras. Mas não consegui entender a diferença entre as palavras aluguéis e alugueres. Poderiam por favor esclarecer-me?
Aluguéis é a forma do plural do substantivo aluguel. Alugueres é a forma do plural do substantivo aluguer. As duas palavras aluguel e aluguer são sinónimas, sendo a primeira mais usada no português do Brasil e a segunda no português de Portugal.
pub

Palavra do dia

rin·cha·ve·lhar rin·cha·ve·lhar
(de rinchar)
verbo intransitivo

Rir às gargalhadas.

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/pr%C3%A9-fabricado [consultado em 18-01-2019]