Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

post meridiem

post meridiempost meridiem | loc.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

post meridiem


(locução latina)
locução

Depois do meio dia (abreviatura: p. m.).

pub

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Hoje, vou ter um tudo nada mais de tempo. Não por causa dos 60 minutos suplementares, que me vão deixar de melhor catadura, porque detesto a luz curta do final de tarde no inverno. Mas porque terei outros tempos, algures entre a leitura académica e a montagem cinematográfica. Um tempo curto para umas horas sem atividade…

Em avenida da salúquia 34

Na véspera da mudança da hora, foi sob o signo do tempo que andei. A toque de caixa. Cronologia de um dia entre o litoral e o interior. Do hotel para o ferry, do ferry para o congresso da Associação de Municípios (com uma curta intervenção pelas 11:45, a tempo de desancar uma "coisa" chamada CAPACITAR), do congresso para…

Em avenida da salúquia 34

As Sombras das Beatas O tempo tem faúlhas. Sombras Beatas chispam a capa dos dias. Faíscas se espalham pelo chão. Cinzas de arrotos constrangidos de quem na cruz foi pregada. Ensinadas a alucinarem e a praguejarem impróprios. Nos pés das Velhas Musas Beatas, as procissões são ordenadas por conta da promiscuidade mental…

Em avertigemdopensamento.blogs.sapo.pt

O tempo tem faúlhas. Sombras Beatas chispam a capa dos dias. Faíscas se espalham pelo chão. Cinzas de arrotos constrangidos de quem na cruz foi pregado. Ensinadas a alucinarem e a praguejarem impróprios. Nos pés das Velhas Musas Beatas, as procissões são ordenadas por conta da promiscuidade mental que as atormenta. Desta…

Em avertigemdopensamento.blogs.sapo.pt

tempo”. A mesma raiz latina deu origem aos termos Ante Meridiem (AM), antes do meio-dia, e Post Meridiem (PM), depois do meio-dia. Os Meridianos estão numerados de 0° a 180° a Oeste e a Leste do Meridiano do Greenwich. São esses meridianos que indicam a Longitude de um determinado lugar sobre a

Em mekie
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Como se pode classificar gramaticalmente a frase assentar como uma luva?
A expressão idiomática assentar como uma luva pode ser classificada como uma locução verbal, pois sintacticamente o seu comportamento é equivalente ao de um verbo.



O substantivo "primeiro-ministro" pode ser flexionado para "primeira-ministra" ? Li esta expressão em um site do Governo do Brasil, e achei um bocado estranha: "2012 – Visita ao Brasil da Primeira-Ministra Julia Gillard. Relações bilaterais elevadas ao nível de Parceria Estratégica"
Presentemente, a palavra primeiro-ministro designa um chefe de governo do sexo masculino (ex.: O primeiro-ministro falou à imprensa) e a palavra primeira-ministra designa um chefe de governo do sexo feminino (ex.: A primeira-ministra reuniu-se com o presidente da república).

A hesitação na utilização do termo masculino primeiro-ministro para designar um referente feminino (ex.: A primeiro-ministro da Noruega é da mesma opinião) resulta do facto de esse cargo ter sido, durante muitos anos, maioritariamente desempenhado por pessoas do sexo masculino, tal como muitas outras profissões (ex.: juiz, presidente, etc.). As palavras designativas destes cargos foram sendo registadas na tradição lexicográfica como substantivos masculinos, reflectindo esse facto.

Porém, à medida que a sociedade em que vivemos se vai alterando, torna-se necessário designar novas realidades, como seja o caso da feminização dos nomes de algumas profissões, decorrente do acesso da população feminina a tais cargos. Por exemplo, as palavras chefe, presidente, comandante passaram a ser usadas e registadas nos dicionários como substantivos comuns de dois, ou seja, com uma mesma forma para os dois géneros, sendo o feminino ou o masculino indicado nos determinantes com que coocorrem, que flexionam em género, consoante o sexo do referente: havia o chefe e passou a haver a chefe (veja-se, a este propósito, a dúvida relativa a capataz). De igual modo, surgiram primeiras-ministras, juízas, deputadas, vereadoras, governadoras, engenheiras, etc. No primeiro caso optou-se por formas invariáveis, no último, por formas flexionáveis.

Pode persistir alguma resistência na aceitação destes termos flexionados. No entanto, a estranheza inicial de uma forma flexionada como primeira-ministra tem-se esbatido à medida que estas palavras surgem regularmente na imprensa escrita e falada. Prova disto é o número de ocorrências da forma feminina em corpora e nos resultados dos motores de busca na Internet.

pub

Palavra do dia

neu·ro·ti·cis·mo neu·ro·ti·cis·mo


(neurótico + -ismo)
nome masculino

[Psicologia]   [Psicologia]  Tendência para comportamentos neuróticos (ex.: escala de neuroticismo).

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/post%20meridiem [consultado em 18-10-2021]