Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub

polvilho

polvilhopolvilho | n. m. | n. m. pl.
1ª pess. sing. pres. ind. de polvilharpolvilhar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

pol·vi·lho pol·vi·lho


(espanhol polvillo)
nome masculino

1. Pó muito fino.

2. Fécula de mandioca (ex.: biscoitos de polvilho).

3. [Botânica]   [Botânica]  Espécie de cera, com aparência de pó muito fino, que cobre alguns frutos (como as ameixas, os mirtilos ou as uvas), folhas e outros órgãos de certas plantas.Ver imagem = EFLORESCÊNCIA, PRUÍNA


polvilhos
nome masculino plural

4. Pós que se usam para branquear o cabelo.

5. [Figurado]   [Figurado]  Qualquer substância em pó, de aplicação culinária, medicamentosa, etc.


pol·vi·lhar pol·vi·lhar

- ConjugarConjugar

(polvilho + -ar)
verbo transitivo

Cobrir ou salpicar de pó.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "polvilho" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Desejava que me ajudassem na seguinte dúvida: torção ou torsão? A palavra torsão existe? Qual o significado de cada uma?
A forma correcta é torção. Para além das acepções de “torcedura” e de “cólica de certos animais ”, registadas no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, obras lexicográficas mais recentes, como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa (Academia das Ciências de Lisboa/Verbo, 2001) e o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (edição brasileira da Editora Objetiva, 2001; edição portuguesa do Círculo de Leitores, 2002), registam ainda na entrada torção acepções técnicas de agricultura (“torcedura num ramo para reduzir o afluxo de seiva e a produção de folhas”), física (“deformação de sólido”) e matemática (“tipo de derivada”).



Uma dúvida que tenho é sobre a expressão "um outro". No Word, o corretor ortográfico sempre interfere quando a utilizo, dizendo-me para substituí-la por apenas "outro". É errada essa expressão?
Relativamente à expressão "um outro" (ex.: é preciso ver a questão sob um outro prisma) que o seu corrector do Word assinala como erro, sugerindo a substituição por apenas “outro”, trata-se antes de um caso de redundância, do foro da estilística. Estamos perante a sequência de duas classes gramaticais com o mesmo valor indefinido, ou seja, ambas deixam indeterminada uma identidade em particular, pelo que a primeira, mas não a segunda, pode ser omitida sem perda de significado (ex.: é preciso ver a questão sob outro prisma). Nem sempre estes casos de redundância são sentidos como erros por todos os falantes, sobretudo quando não interferem com a clareza do discurso ou quando visam marcar determinada ênfase, pelo que, em última instância, o seu uso depende da sensibilidade linguística de cada falante.
pub

Palavra do dia

do·tal do·tal


(latim dotalis, -e)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

Do dote ou a ele relativo (ex.: escritura dotal; regime dotal). = DOTALÍCIO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/polvilho [consultado em 12-06-2021]