PT
BR
Pesquisar
Definições



pichorras

A forma pichorrasé [feminino plural de pichorrapichorra].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
pichorrapichorra
|ô| |ô|
( pi·chor·ra

pi·chor·ra

)
Imagem

BrasilBrasil

Recipiente que se enche de guloseimas e prendas, usado nesse jogo.


nome feminino

1. Pichel com bico.

2. [Portugal: Beira] [Portugal: Beira] Pequena cântara de barro branco, com bico.

3. [Brasil] [Brasil] Jogo em que os intervenientes tentam partir, de olhos vendados e com um pau, um recipiente cheio de guloseimas e prendas, pendurado acima das suas cabeças. = PINHATA

4. [Brasil] [Brasil] Recipiente que se enche de guloseimas e prendas, usado nesse jogo.Imagem = PINHATA

5. [Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Fêmea do cavalo.Imagem = ÉGUA

6. [Brasil: São Paulo] [Brasil: São Paulo] Falta de força ou de estímulo para agir. = INDOLÊNCIA, LASSIDÃO, PREGUIÇA


adjectivo de dois géneros e nome de dois génerosadjetivo de dois géneros e nome de dois géneros

7. [Brasil: São Paulo] [Brasil: São Paulo] Que ou quem mostra medo ou falta de coragem. = COBARDE, MEDROSO, POLTRÃOCORAJOSO

etimologiaOrigem etimológica:picho + -orra, feminino de -orro.

pichorraspichorras

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se é correcto dizer a gente em vez de nós.
A expressão a gente é uma locução pronominal equivalente, do ponto de vista semântico, ao pronome pessoal nós. Não é uma expressão incorrecta, apenas corresponde a um registo de língua mais informal. Por outro lado, apesar de ser equivalente a nós quanto ao sentido, implica uma diferença gramatical, pois a locução a gente corresponde gramaticalmente ao pronome pessoal ela, logo à terceira pessoa do singular (ex.: a gente trabalha muito; a gente ficou convencida) e não à primeira pessoa do plural, como o pronome nós (ex.: nós trabalhamos muito; nós ficámos convencidos).

Esta equivalência semântica, mas não gramatical, em relação ao pronome nós origina frequentemente produções dos falantes em que há erro de concordância (ex.: *a gente trabalhamos muito; *a gente ficámos convencidos; o asterisco indica agramaticalidade) e são claramente incorrectas.

A par da locução a gente, existem outras, também pertencentes a um registo de língua informal, como a malta ou o pessoal, cuja utilização é análoga, apesar de terem menor curso.




Agradecia que me informassem se a palavra "desmotivante" pode ser ou não utilizada no nosso vocabulário português de Portugal?
Como poderá confirmar no Dicionário Priberam, a palavra desmotivante tem o significado "que desmotiva" e encontra-se correctamente formada (pela aposição do sufixo -ante, muito produtivo em português, ao verbo desmotivar), apesar de não estar registada na maioria dos dicionários.